Harvest Moon: A Wonderful Life

released on Sep 12, 2003

Harvest Moon: A Wonderful Life will span a lifetime on the farm and follow the drama that goes with it. Not only must you build and successfully run a farm, but you must also build a successful life with family and friends! This new Harvest Moon experience will take the best qualities of the series and add more...more animals, more vegetables and more drama! What sort of life will you live?


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Gameplay-wise this game got really slow and repetitive so I never finished it but it nails the small-town vibes so well ("Breeze" is one of the greatest video game songs ever) that it kind of balances out.

Fun and somewhat addicting farm life/simulation game. I wouldn't consider myself to be a fan of these types of games, but I can see why people love this series.
I never made it past the first year without putting the game down though.

one of the best of all time, nothing but happy memories and cant wait to play the remaster

Watching SimplyPressStart's 2nd playthrough.

This review contains spoilers

este é o melhor jogo de simulação de fazenda + novel (famoso harvest-like) de todos, os personagens são muito gostáveis e bem escritos, fazendo você se apegar por eles, as personagens casáveis são 3 ao invés de 5 como de costume, se não contar a Lumina que é casável no special edition, mais a quantidade menor favorece muito o jogo pois todas as 3 são muito legais, fica até difícil escolher qual voce ira se casar, isso é extremamente difícil de fazer em jogos desse genero, como por exemplo o friends of mineral town ou até mesmo stardew valley tem um numero maior de casáveis, mais elas/eles brincam mais com estereótipos e cada um ser muito diferente um dos outros, o que tira esse peso de decisão pois voce vai acabar escolhendo uma pessoa com o estereótipo que mais te agrada, isso é um defeito? claro que não, mais é isso que o a wonderful life tem de charme,
além disso o sistema de fazenda dele é mais simples que jogos harvest-Like mais modernos, sendo focado em plantações, nos animais, na pesca e nada mais avançado que isso, e essa simplicidade que me agrada desse titulo, ele é mais rotineiro e mais gratificante por isso, quando eu abro esse titulo pra uma jogatina rápida, eu não tenho que ficar caçando em cavernas pra achar itens específicos no stardew ou cozinhar num sistema que é impossível de jogar sem um guia como no mineral town, aqui é mais simples e sem contar que como voce não tem muitas responsabilidades como nos 2 jogos citados, voce tem bem mais tempo pra andar na cidade e conversar com os personagens
por fim, vou falar no meu sistema favorito, o jogo envelhece com o tempo, meu amigo ou amiga, isso é algo maravilhoso, pois os jogos harvest-like eles não tem um fim definitivo, o que é muito bom, tenho que admitir, mais como um jogador que gosta de uma boa historia, é meio ruim pois os personagens nunca envelhecem, nunca amadurecem nem nada, aqui eles entregam o que eu queria nesse tipo de jogo, personagens mais velhos falecem em algum momento, crianças cressem e viram adultos, voce consegue ver o seu filho conquistando as coisas e o jogo acaba com você falecendo de velhice, claro, isso é um pouco mórbido e bem triste, mais... esse jogo traz essa metáfora pra voce jogador, que tudo nessa vida terá algum fim um dia, que voce não verá mais uma pessoa amada, que o seu filho vai se auto-sustentar um dia, que os seus animais não são eternos e por aí vai, então aproveite cada segundo com as suas pessoas amadas, comendo a sua comida favorita, assistindo aquela serie/filme/anime favorito, ou até mesmo jogando harvest moon a wonderful life!