Tsukihime: A Piece of Blue Glass Moon

released on Aug 26, 2021

A remake of Tsukihime

A remake of Type-Moon's classic doujin game Tsukihime, featuring a rewritten scenario with major differences in its setting and plot, as well as several new characters.


Reviews View More

Peak. Have not completed it yet because I'm waiting for English translation to come out this summer but Arcueid route was great.

UUOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHH NOEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELLLLL UUOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Sem dúvidas o trabalho mais consistente do Nasu, um trabalho de produção primoroso da Type-Moon, apesar de alguns sprites e design zoados, tem muita qualidade em seu visual.

A VN clássica da Type-Moon, infelizmente, não explorou seus temas bem, graças a problemática presente em toda a mídia, o erotismo exacerbado e fetichista, além de um roteiro perdido que é muito redundante, um problema na escrita do Nasu desde sempre. Em TsukiRe, finalmente tudo que queria ser dito foi executado, existencialismo, fragilidade humana, vida e morte, temas que são vomitados na versão clássica, sem muito peso entre as rotas por um balanceamento péssimo entre romance e drama, florescem nesse Remake, com excelentes monólogos e um romance muito bem feito, as rotas de Ciel e Arcuied têm singularidades e conflitos diferentes, a fluídez do texto também é algo destacável, um roteiro do Nasu sem redundância absurda ou exposição exagerada é raridade, diria que é o ápice dele em roteiro e pacing. Infelizmente, alguns aspectos continuam ruins, como o aspecto Edgy que não funciona e só deixa tudo bobo, personagens fraquíssimos com motivações rasas e a velha pretensiosidade do Nasu, a True Route da Ciel é simplesmente too much, meu deus, ele tentou demais tornar tudo tão grandioso que perde muito do impacto que deveria ter, já o Denpa é mediano para bom, as vezes acerta bastante no aspecto psicológico, porém, perde a mão em algumas cenas.

Em produção, como dito anteriormente, acho TsukiRe um primor técnico, excelente transições de cena na coreografia das lutas, bom build de atmosfera, um design agradável, OST memorável, claro, ainda tem alguns probleminhas, como a saturação alta no background em algumas cenas, char design medíocre de alguns personagens e até alguns CGs bem feios, mas nada que afete tanto a qualidade da produção no geral.

TsukiRe foi uma experiência agradável, que me incomoda em certos momentos com um alívio cômico bobão, cenas edgy demais e tentar escalar demais a temática a um nível transcendental, mas me impressionou porque mostrou uma melhora considerável nos roteiros do Nasu, alguém que considero um dos piores em estruturação textual e abordagem temática dentro da mídia, isso já é uma vitória.

I agree Nasu, I too love Rebuild of Evangelion