Reviews from

in the past


uau...

Meu primeiro contato com Hollow Knight foi quando acompanhava o Cellbit e ele começou a babar mt o ovo desse jogo. Na época não tinha pc então mesmo q quisesse, não poderia jogar. Eu ainda não tenho Pc kkkkkk, mas zerei PELO CELULAR. Sim, eu sou doente. Meu amigo Dann é mt fanboy desse jogo, então como haviam portado pra cel, não tinha motivos pra não dar uma chance.

mlk, essa porra é simplesmente o melhor metroidvania q eu já joguei. faz muito tempo q não me empolgo tanto com um jogo. que gameplay gostosa de jogar. exploração muito divertida, chefes difíceis pra caralho (morra Hornet e radiance). Eu daria 40 tiros no abençoado que inventou a ideia de criar o White Palace. Fiquei 2 HORAS no Nightmare Grimm. Passei raiva, fiquei puto. Aí matei e falei: "valeu a pena". Jogador de Hollow Knight é mt masoquista né cara? o jogo já é difícil e os cara põe mod pra dificultar ainda mais. é gostar mt de sofrer.

Bom, Silksong me aguarde. depois de maratonar os vídeos do fireborn, já sinto o suco gamer correndo pelas minhas veias.
jogaço da porra

There is not an option for PlayStation but that is where I played it. I love this game. It is definitely a tricky game but I think beating this and getting platinum made me better at games. The art, characters, and environment are just so good and I think about playing it a lot. I cannot wait for Silksong. This game is tough though so you really gotta push yourself to learn the game and take your time.

this is not a game, it is art.

Confesso que pelas recomendações pessoais e do público fui com expectativas muito altas pro jogo, infelizmente joguei la pras 3/4 horas e o jogo não me prendeu até o seu fim, pretendo dar uma nova chance pra hollow knight quando mudar a mentalidade sobre o jogo. Deixando de fora isso, até o momento de minha gameplay o jogo tem se mostrado muito bom

Pra mim jogos devem ser analisado como comida, e Hollow Knight é o melhor exemplo pro meu ponto.

Tem jogo que é um fast-food cheio de químicos, que tu devora em quinze minutos e pode tanto te viciar como tornar o banheiro mais próximo em uma área radioativa. Tem jogo que é um degustativo caro que você mal tem o prazer de se deliciar por levar em conta o preço. Tem jogo que lembra da tua avó, com aquela comida caipira que você jamais vai conseguir replicar. Tem jogo ayahuasca, tem jogo doce, jogo salgado... A única coisa que não existe, objetivamente falando, é jogo fora da data de validade.

Hollow Knight é inicialmente aquele banquete de Natal que torna todo ateu em um católico devoto, mas lentamente se revela um pirulito com bombinhas suspeito demais pra ter aprovação da Anvisa. É tão doce que queima o céu da tua boca, e tem como cliente fiel aquela criança catarrenta que está destinada a usar cocaína no futuro, sempre voltando pra mais um tapa de glicose que cerra os olhos e estica a língua.

Mas por que isso? Por que esse jogo é um pirulito de bombinhas? E por que tanta gente parece enaltecer ele como um caviar?

Não sei.
Poderia ser a apresentação profissional que humilha até hoje qualquer AAA fuleiro? Talvez a grande exposição que o jogo conseguiu ter? Talvez por Hollow Knight ser, em imagem, um grande aglomerado de tudo que moldou a oitava geração, por consequência uma geração de gamers?
Não sei nem se cabe a mim digerir isso, e estou certo de que não importa muito.

Ponto é que esse jogo não seria um pirulito se ele fosse metade do que é. Esse é um exemplo concreto de “muito pra comer” numa estrutura que tem uma “boca pequena demais pra mastigar” e uma “goela fina demais pra engolir”.

Quero dizer que o conteúdo, em grande parte, é diminuído por como ele é apresentado tanto em gameplay como em estrutura. O simplismo de certas mecânicas não se beneficia do level design, o backtracking é mal distribuído por entrar em conflito com a progressão. Metade do jogo é uma busca incessante por uma velocidade de movimento e por um pequeno aumento de força que acaba nivelando o late game pro mesmo nível do early game.

Não é uma questão de balanceamento ou espaçamento, simplesmente falta espaço no estômago de qualquer pessoa que não esteja empanturrada de propósito.

O começo é o ponto mais forte, com a lentidão inicial sendo contida pelo pequeno escopo apresentado. A sensação de que coisas grandes virão é tão óbvia que te cativa a ir cada vez mais afundo, mas tanto o aumento do escopo em gameplay e level desing decepcionam e não caminham juntos, ficando até o final em um duelo pra ver qual consegue ser mais mal cozinhado.

Áreas como Fog Canyon, Queens Garden, Howlling Cliffs, metade de Crystal Peak e Resting Grounds são exemplos tão gritantes do jogo sendo mal espaçado que uma sensação de perda de tempo é inevitável sempre que é necessário passar por lá. Quebram o pacing como um palito de dente no meio do sanduíche. O jogo acerta muito em sessões mais diretas de plataforma e desafios labirínticos, provando que Hollow Knight é muito melhor como jogo de ação do que como Metroidvania, e talvez um aperto maior de seu mapa apenas o beneficiaria a longo prazo.

O combate acaba no mesmo problema. Há um nítido desconforto em assumir a simplicidade apresentada, mas ao mesmo tempo tenta-se extrair mais do que se pode. A sensação é de que nenhuma abordagem foi abraçada com total segurança, caindo numa repetição de chefes e padrões de movimento que não te cativa a desfrutar dos diversos chefes, se é que há o que ser extraído de tanto açúcar jorrado num suco já doce. Há exceções, como Crystal Guardian, Grimm, Hornet e Hollow Knight, mas o gostinho de “mais um fantasma pra desviar e bater” não vai embora.

Meu maior elogio vai pra arte. Esse jogo é incontestavelmente um dos mais lindos já feitos. Não tem nem o que dizer sobre, é simplesmente espetacular em todo sentido, faz com que tu queira ignorar todos os defeitos pra só admirar cada salinha e cada detalhe.

Enfim. Fica aquela sensação de que você começou a comer um prato muito gostoso, que se revelou gigantesco e cheio de uma massa pastosa que tem gosto de tofu. Você come até onde dá, acaba sufocado de tanta comida, e ainda se sente em partes mal por não ter comido até as bordas, pois sabe que foi um prato feito com muito amor e carinho, fora que tem um cheiro tão convidativo...

Hollow Knight é um pirulito de caviar com gosto de pistache e milho, mas basta?

Minha barriga dói.


so peak. didn't 100% but got true ending and cleared a save under 10 hours! i love the lil bug knight. theyre so cool

I am bad at 2d platformers and generally don't like them. Hollow Knight completely blew me away; it is a truly beautiful game. If you like gaming, you'd like this one.

Hollow Knight is what I would consider a masterpiece. The combat is tight and responsive, the charm system is intuitive and surprisingly nuanced, the art is downright gorgeous, the map design is so good that I still have it memorized, the lore is deep and intriguing, and the MUSIC. OH MY GOODNESS THE MUSIC. Never has a game surprised me more than this one. The easiest 10/10 I could ever possibly give.

One of the best games I've ever played. I could go on all day about Hollow Knight's many pleasures--its singular art style, cryptic narrative, its pantheon of stellar boss battles--but I think what I most appreciate about it is its willingness to be weird. Few games these days commit so brazenly to the bit, and Hollow Knight is all the better for it.

one of the best games I played

amazing game (still waiting for silksong)

الصدق اذا احد قالي ان اللعبة ما قدر يكملها اقدر اتفهمه تماما
هولونايت لعبة تحسها تنحيشية عن عمد يحاولون ينحشونك
لانها لعبة ميترويدفينا فيها استكشاف بس استكشاف اللعبة خاصةً في البداية جدا ممل لان ما معك خريطة و تشوف المراحل شبه بعضها و فيه بوس تحاربه في البداية دون جدوى و اشياء كثيرة مملة

لكن المتعة الحقيقية تبدأ من بعد بداية اللعبة الميكانيكس و تصميم المراحل الى الاعداء و البوسيز ممتازين وهي من الالعاب اللي تعطيك ميكانكس بسيطة مع استغلال كويس لها في تصميم المراحل

Simplesmente um dos melhores Metroidvania já feitos até hoje, eu diria até que esta no top 5 melhores de todos os tempos e não estou exagerando, a arte do jogo é fantástica e toda feita a mão, level design das fases excelente, comandos reponde muito bem, trilha sonora sem palavras, para tudo tem um som no jogo, um local quando descoberto, um npc que vende a você o mapa das fases(no caso ele fica cantarolando), pois você não sabe onde você está exatamente até achar esse npc e isso é outro ponto para o jogo que é o fato de você realmente se sentir perdido, e mesmo sendo um jogo indie ele tem bastante conteúdo no mínimo vão ser 80 horas para você fechar, conteúdo é o que não falta aqui e o melhor com dlcs totalmente gratuitas e com toda a certeza o jogo vale bem mais do que seu valor original, então não pense duas vezes caso queira comprá-lo e além de tudo isso ele tem uma história muito interessante, sendo muito perto do nível da série souls no jeito que é contada, assim como sua dificuldade.
Minha nota para o jogo é 9.4/10,poderia ser maior a nota, porém o que mais prejudicou foi a falta de inovação quanto as habilidades que você adquire e geralmente os jogos indies são o que mais tem inovado ultimamente, mas é um problema pequeno se você considerar seu preço, conteúdo, diversão e fator replay.

great music, boss fights, exploration and art love this game 10/10

Que jogo, meus amigos. Trilha sonora IMPECÁVEL, arte fantástica, personagens que despertam a curiosidade. O mundo de Hollow Knight é maravilhoso, a solidão e a sensação que você tem de estar perdido é indescritível. Confesso que me frustrei com obstáculos de plataforma, mas nada que tirasse minha atenção do jogo. Os chefões e os pequenos inimigos contribuem muito para o mistério de Hallownest, que tem uma história super interessante que é contada de uma maneira que chama sua atenção e levanta uma interrogação na cabeça. Jogo lindo.

El metroidvania que deja al resto a la altura del betún. Demasiado bueno para ser verdad, y no me van los metroidvania.

Idk how TC made a bug game thia depressing, but i'm all for it. Never thought i'd feel so bad for a bug with an infection, not that i'd see it weild a nail as a fucking sword, but this shit is amazing. All hail ZoteBoat.

I love this game... I just really... I just.... silksong.

Provavelmente o melhor metroidvania que já joguei. Indie quase perfeito em tudo que se propõe.

Masterpeça em todos os sentidos. Deus abençoe a Team Cherry. Lança logo silksong 😭

É um ótimo jogo, quando não tinha nada pra fazer foi um dos mais divertidos de se jogar, mas de verdade, não consigo enxergar a mágica toda que colocam nele, é um jogo muito bom, mas não acho que está na prateleira que colocam ele. um dia venho a terminar

Um dos melhores indies ja joguei, atmosfera absurdamente linda, arte perfeita

An immaculately constructed world filled with meaningful upgrades and character interactions that could have benefited from being a couple hours shorter.


o jogo é bom, mas não é para mim

demoro 40 minutos pra chegar na radiancia absoluta
morro nos primeiros tapas
*repito por 80 horas

não me arrependo