Os primeiros 30 minutos de Chulip são eventos pré-determinados pra te induzir a beijar. Chulip se esforça pra fazer a cabeça do jogador de que o mote do jogo é o beijo. Você é ensinado pelo seu professor (in game), e a primeira lição dele é botar em prática o "stealth" que você aprendeu quando resolveu um problema com o cachorro do vizinho, junto de "apertar triângulo" pra beijar.

Depois de jogar o jogo pela primeira vez eu disse pra mim mesmo "esse é o pior professor de todos os tempos, como ele quer me convencer de que o beijo é a coisa mais importante desse jogo se pra você beijar, é necessário dominar literalmente todas as outras mecânicas do jogo?". E é verdade.

Mas Chulip, como jogo, não é um professor comum, ele não mastiga e vomita informação em você, pra depois cobrar mini-testes. Jogar o jogo é o teste, e é um teste constante até o último minuto do gameplay. O método de ensino de Chulip com certeza não é ortodoxo. Ele te faz passar horas esperando e propositadamente te tira de possíveis momentos vitoriosos pra te ver afundando num limbo de frustração.

Ele não te ensina que pra conhecer mais pessoas você precisa aprender a andar de trem, ele não te ensina que é importante olhar os lixos da cidade (num nível de empacar o jogo se você não entender como funciona), ele não te ensina como manejar tempo, ciclo de dia e noite. Chulip não te ensina a jogar.

Porque "jogar" é conhecer, e você precisa conhecer sozinho. Conhecer os cidadãos e do que eles gostam, de quem eles não gostam, que horário eles vão dormir e que horário eles estão escovando os dentes. Chulip não te ensina como andar de trem, porque andar de trem é conhecer outra cidade, e conhecer outra cidade é conhecer mais pessoas. Como você quer se sentir recompensado por sair beijando um monte de pessoas, se você não as conhece. Pior, como você quer ser recompensado se você não conhece a si mesmo?

O beijo em Chulip é a materialização de entender 100% como funciona um indivíduo. Você não beija pra progredir no jogo -ao menos não deveria-, você beija porque ao tomar a decisão de mergulhar dentro dos sistemas do jogo, você trouxe junto a responsabilidade de conhecer quem move aquele mundo. Você literalmente não precisa apertar o triângulo (com exceção do último beijo do jogo) pra terminar Chulip.

Pode-se interpretar ser uma "falha de design" ou "preguiça", mas esse é um dos maiores trunfos desse jogo, ser despreocupado ao ponto de confiar no jogador que ele vai entender esse mundo, assim como os NPC's confiam em você pra te presentear com um beijo.

Você precisa viver Chulip. Entrar no mundo virtual ao ponto de sentir o cheiro das plantações, a brisa suave da cidade do interior. Só assim você aproveita a jornada, porque não é sobre beijar, é sobre criar laços com gente que você vai carregar pro resto da vida dentro do seu coração.

Reviewed on May 03, 2023


Comments