Veredito: Vai direto pro pódio dos favoritos.

Eu gosto muito de falar sobre jogos, às vezes até mais do que gosto de jogá-los. Foram pouquíssimas as vezes que um jogo me deixou sem palavras, que hesitei em tentar explicar por que gostei dele, com medo de não fazer jus ao tamanho da foderosidade do que tinha acabado de jogar. Mas vou fazer um esforço aqui.

Outer Wilds é um jogo de exploração espacial - você é um astronauta alienígena conhecendo os planetas, luas e tals do seu sistema solar - mas é principalmente um jogo sobre o deslumbre com a descoberta. Sobre ir lá e ver o que tem depois da curva com seus próprios olhos, compreender como as coisas funcionam e ficar maravilhado com a sensação de 'ahá, agora eu entendi!'.

Ao mesmo tempo, é um jogo sobre sair da zona de conforto. Não só porque nunca joguei nada parecido antes, inclusive morrendo várias vezes até me acostumar com a física e controles esquisitos ('para onde fica a frente?' é o tipo de dúvida constante no começo) nem só porque ele jamais te pega pela mão: como disse o Errant Signal o jogo é uma via de mão única e jamais irá em sua direção, você é que tem que ter o trabalho de ir até ele. Mas porque você nunca vai resolver os puzzles e jamais vai entender a trama se não estiver disposto a pisar onde ninguém nunca pisou e ir onde você jamais iria normalmente. Pensar fora da caixa, ser curioso e querer de verdade entender o universo à sua volta são pré-requisitos pra se aproveitar Outer Wilds, tanto os puzzles e mecânicas quanto a história.

Antes da 1ª decolagem vários amigos da sua vizinhança te contam anetodas sobre o sistema solar: uma corrente marítima esquisita e criaturas assustadoras em um planeta, um colega astronauta que desapareceu, uma estátua e uma pedra que agem de um jeito que ninguém entende. Tudo pra te deixar intrigado e curioso pra explorar. Se a exploração pela exploração e a descoberta pela descoberta não te enchem os olhos, se na escola você não gostava daquela sensação de entender algo que não entendia antes, talvez passe algumas horinhas com Outer Wilds, enjoe e resolva ir jogar algo melhor. Mas se te atrai a ideia de descobrir o que aconteceu com povos e espécies extintas, compreender como funcionam tecnologias que antes eram confusas, e principalmente ter um envolvimento emocional com o mundo à sua volta a tal ponto que você vai ousar fazer coisas por ele que jamais ousaria antes... Garanto que a viagem vai ser inesquecível. ❤️

Reviewed on May 30, 2022


13 Comments


Pela primeira vez fiquei com vontade de jogá-lo!

1 year ago

Missão cumprida então. 👀

1 year ago

esse jogo é perfeito, pelo amor de deus, nunca vai ter nada igual a ele

1 year ago

Queria ter gostado pelo mesmo motivo que você e todos as outras análises positivas que vi por aqui. Mas acho que os momentos desagradáveis (não necessariamente "defeitos") se ressaltaram mais na minha experiência kkkkkk

Talvez daqui há alguns anos, qnd estiver tudo menos fresco na minha cabeça, eu retorne e inclusive dê uma chance pro DLC que é super bem elogiado.

À propósito, bom review ;D

1 year ago

Mal posso esperar pelo seu novo review daqui a uns anos. 👀

1 year ago

Quando puder jogue o Echoes of the Eye. Nada bate a primeira ida pelo jogo original, mas ele tem algumas cartas na manga bem maneiras também.

1 year ago

Devo jogar o Echoes mais tarde este ano ou ano que vem, tá na fila certeza!

1 year ago

Caramba! Parece extraordinário! Pela descrição me lembrou um pouco a sensação que tive com Subnautica btw.

1 year ago

Assim, é um jogo que exige muita coisa. Dentre outras coisas, você TEM QUE estar presente e atento e TEM QUE gostar de colecionar logs pra ler e reler, senão so vai se frustrar.

Mas se você aceita jogar pelas regras dele... é uma experiência inacreditável como nenhuma outra. ❤

1 year ago

Aliás, Subnautica tem um dos roteirostas de Talos Principle (uma das inspirações de Outer Wilds e meu jogo não-Sonic favorito da vida), então tá na fila CERTEZA!!!!!

1 year ago

É, então é mais ou menos como Subnautica mesmo.
Em Subnautica tinha bastante log pra ler sobre a rica vida do planeta e seus habitantes. ( eu não lia tudo ) kkkk
Mas mesmo assim consegui aproveitar muito a experiência, numa oportunidade jogarei esse jogo e lerei tudinho sobre para dar aquela imersão foda!
(deveria fazer isso em Subnautica um dia...)

1 year ago

Caramba muito foda de verdade.
É muito gratificante jogar um jogo de exploração com uma rica e abundante atmosfera que te prende e você quer saber mais... E O JOGO TE DA MAIS!!! É TÃO INCRIVEL

1 year ago

Assim, né, eu sou platinador por natureza... Demorei mais de 70h em Dishonored 1 e quase 20h em Her Story.

Então jogos como Outer Wilds, Talos Principle e Subnaugica são meio que feitos sob medida pra mim. =P