Veredito: É um clássico e é por um bom motivo.

Fiquei muito confuso quando vi que vários fãs de Sonic acham este jogo superestimado. "Vai ver envelheceu mal" pensei. Não jogava há eras, então talvez meu carinho por ele fosse pura nostalgia? Afinal, Sonic 1 foi um dos jogos mais importantes da minha infância.

Mas não. Depois de rezerar (pela caralhocentésima vez, mas pela 1ª em muitos anos) percebo que eu tava certo. Sonic 1 continua até hoje um plataforma EXTREMAMENTE SÓLIDO, o que até assusta um pouco considerando que foi o 1º do gênero e que várias das pessoas envolvidas eram inexperientes. Curto, direto, rejogável e divertido para um cacete.

Green Hill Zone já foi discutida até o talo, mas é uma pena que as outras fases não recebam o mesmo carinho da comunidade. Marble Zone é boa sim e tem excelentes seções de plataforma, Star Light e Spring Yard são uma delícia, as fases de esmeralda são fodonas e todos os chefes são bem projetados. A direção visual e sonora são incríveis, e pqp a trilha sonora é perfeita. O único defeito mesmo é o pico de dificuldade injusta nas últimas fases: vá tomar no cu, Scrap Brain.

Quanto a mim, foi muito bom ver que eu não esqueci nenhum segredo. As passagens secretas, os pequenos bugs que podem ser explorados, os melhores caminhos. Até descobri alguns novos!

Reviewed on Jun 25, 2022


10 Comments


1 year ago

Até hoje não vi um argumento minimamente decente pra sustentar a narrativa de que esse jogo envelheceu mal, só gente repetindo coisa daquele vídeo (muito ruim por sinal) do canal Caps Lock

1 year ago

Nossa, nunca nem ouvi falar desse cídeo. XD

Mas é, várias pessoas que já vi seguem essa linha, e certeza que todas (no caso do meu círculo) sinceramente pensam isso.

Pois é né. =P

1 year ago

Oi, CDX, tô entrando aqui nesse teu review pra de alguma forma entrar em contato contigo e te informar que respondi os comentários nos meus reviews que vc fez, mas não sei se você chegou a ler porque o backloggd não tem um sistema de notificações voltado pra interação social. De qualquer maneira, se quiser manter o papo mais frequente, só me adicionar no twitter que sempre que eu responder um comentário teu eu te marco. Meu @ tá lá no meu perfil, abração e obrigado pelos comentários.

1 year ago

Hahahaha, li sim pô! echochrome e Evan's remais pelo menos, não lembro se teve mais. XD

1 year ago

PS: não uso Twitter desde o começo da pandemia. =P

1 year ago

Antigamente eu não era muito fã do primeiro jogo do Sonic, porque como eu sempre morria na Marble ou Spring Yard, eu ficava frustrado, sempre achava um bom jogo mas que envelheceu mal, mas depois que eu cresci e fiquei melhor no Sonic 1, ele ficou bem melhor, claro que não é o melhor, mas é um ótimo jogo, enfim, boa análise

1 year ago

Eu tento zerar esse jogo faz uns 12 anos e NUNCA CONSEGUI! sempre travei na Star Light Zone. Acho absurdo quem acha o jogo ruim. Muito nostálgico e satisfatório, com uma trilha sonora IMPECÁVEL.

1 year ago

Provavelmente porque jogo ele desde sempre, mas nem acho Sonic 1 tão difícil assim. XD

Mas hoje em dia dá pra burlar o sistema de vidas limitadas usando save state, se vocês quiserem zerar.
Como cê acha os special stages fodões? Aquilo lá é um hospício kkkkkkkkkk
Tirando isso, concordo com tudo! Jogo maravilhoso e não falamos o suficiente da direção de arte.

1 year ago

Absurdo!!!!

Aquela musiquinha relaxante, aqueles padrões no fundo (com peixinhos lisérgicos e tudo!), as bolas coloridas pra você pular... É tipo o minigame do cassino no Sonic 3 só que melhor!

(e a direção visual dessas fases é FODONA)