Veredito: O melhor 1º spinoff.

Nunca entendi a treta que os fãs têm com Spinball. "Não é um plataforma de velocidade". Mario Kart e Mario Party também não são jogos de plataforma, ué. E assim como eles foram a "marioficação" dos jogos de corrida e tabuleiro, Spinball é a "sonicficação" de um novo gênero. É um spinoff, cacete.

Não vou mentir que é perfeito. Tu consegue ver bem menos na vertical do que deveria, e o último chefe foi feito especialmente pra te emputecer, fora outros pequenos detalhes de polimento que incomodam.

Mas cara, é Sonic. Tem músicas e direção visual dignas de Sonic, fases bônus escondidas pra quem jogar bem, e uma jogabilidade baseada em exploração, reflexos e domínio da excelente física do jogo, o que combina muito bem com pinball. Por sinal, as mecânicas de pinball são muito bem pensadas e criativas, e o espírito de arcade é uma delicinha.

Pena que ele seja tão odiado. Adoraria ver continuações mais ambiciosas com a tecnologia de hoje. Já pensou se todo fã de Mario tivesse reclamado de Super Mario Kart no SNES? Pois é.

Reviewed on Jul 23, 2022


10 Comments


1 year ago

Eu também acho ele um bom jogo e também acho que ele é meio injustiçado, mas uma das coisas que pessoalmente me incomoda é a duração, ela é bem curta, porque acho bem divertido e diferente sobre como esse jogo funciona em relação aos outros jogos de pinball.

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

Bom, Sonic 1 e 2 que vieram antes dele também eram super curtos, né. Sonic só começou a ficar grande com S3&K.

E como foi feito pra ser uma experiência arcade, com acúmulo de pontos e tals, eu entendo a ideia dos devs de querer que eu jogue tudo de uma vez.

1 year ago

Apesar do Sonic 1 e 2 não serem os jogos mais longos do mundo, pelo menos eles não davam aquela impressão de "já acabou ?"

1 year ago

Pô, fico real pficial surpreso de ouvir tu falar isso. Porque já joguei todos infinitas vezes desde criança e demoro BEM MAIS pra zerar Spinball do que o 1 ou o 2. XD Acho que por causa da dificuldade do Spinball, que escala bem antes.

Não acho que seria diferente se eu jogasse todoa pela 1a vez hoje. =P

1 year ago

Pra ilustrar: nessa última partida demorei menos de 2h no 1, entre 3~4h no 2, e 12h no Spinball, hahahahahaha

Todos com platina de 100%.

1 year ago

De fato o Spinball foi o que mais demorou pra você zerar

1 year ago

Mas eu particularmente nunca tive muitos problemas com o Spinball, diferente do Mario Pinball Land do GBA que esse sim eu acho bastante complicado por conta dos controles ruins.

1 year ago

Mario Pinball Land nunca joguei, então concordo contigo. 👀
Tá aí um que eu já tive em várias coletâneas e nunca me prendeu depois de primeira fase, sempre trocava pra outro. E olha que eu gosto de pinball.

1 year ago

Confesso que videogame de pinball só joguei este e o 3D Pinball: Space Cadet (que vinha com o Windows) então não sou exatamente um especialista no gênero. =P