Veredito: O ápice dos jogos retrô, absoluto e indiscutível.

A onda indie dos anos 2000 e 2010 trouxe jogos de orçamento relativamente baixo que são absolutamente incríveis, e que as grandes empresas da época jamais teriam coragem de fazer. Boa parte deles fortemente inspirados pelo Nintendinho, Mega Drive e Super Nintendo: Shovel Knight é maravilhoso, Super Meat Boy é excelente, Spark e Freedom Planet são ótimos também, Hollow Knight é simplesmente imaculado e perfeito... Só pra citar os mais óbvios.

Mas pra mim nenhum chega aos pés deste aqui.

The Messenger não é só "bom".

Super Mario Bros 3 é bom.
Donkey Kong Country é bom.
Dynamite Headdy é bom.

The Messenger é o suprassumo da foderosidade, é o topo do pico do cume da montanha voadora mais alta com uma escada infinita em cima, é um jogo que acontece quando você pega o orgasmo mais intenso do sexo mais gostoso com a pessoa mais tesuda que você conhecer e mistura esse orgasmo com um puta sorvetão enorme de amarena em cima e menta em baixo, com cobertura de chocolate e paçoca no topo. É churrasco na praia com os seus melhores amigos, a galera mais divertida e alto-astral, o queijo coalho mais bem preparado com a cerveja mais gelada, a água do mar limpinha com as ondas mais intensas pra tomar os tombos mais hilários, para depois todo mundo fazer um luau com marshmallow e rir juntos no fim do dia.

The Messenger é um jogo de ação e plataforma 2D simplesmente FODA. Tudo nele é FODA. A história é hilária e mindblowing ao mesmo tempo, os diálogos são mais bem escritos que os melhores livros de comédia/filosofia, as mecânicas e as fases são mais bem polidas que a superfície do carro do Ayrton Senna, a tradução pt-BR é simplesmente a melhor que já vi na vida, o mundo é absurdamente bem construído e amarrado. A música de The Messenger MEU DEUS A MÚSICA DE THE MESSENGER não é deste mundo, eu me recuso a acreditar que um chiptune tão absurdo e perfeito foi composto por um ser humano terráqueo.

Cara, CADÊ O DEFEITO DESTE JOGO????

Você até pode não gostar de The Messenger, é seu direito. Assim como você pode não gostar de sorvete. Tudo bem, você tem todo o direito de estar errado. E eu hei de defender esse direito seu até a minha morte!
---
PS: Me pergunto se alguém que não me conhece vai ler esse último parágrafo e achar que falei sério. XD

Reviewed on May 18, 2023


9 Comments


11 months ago

Jogão da porra.

11 months ago

@RicardoEDR Eu queria que The Messenger fosse uma mochila pra eu poder botar tudo meu dentro dele e carregar ele nas costas toda vez que eu saísse de casa.

Eu ia ficar gostosão de tanto carregar essa lindeza pro trabalho e de volta pra casa.

11 months ago

Há quanto tempo não vejo o CDX na minha home...

The Messenger parece ótimo de verdade. Não vejo a hora do Sea of Stars lançar

11 months ago

@Gaba_ Isso que dar ter filho pequeno e estar jogando 3 jogos gigantescos ao mesmo tempo, hahaha! XD

11 months ago

Comecei a jogar esses tempos, com toda essa sua empolgação na análise fiquei com mais vontade ainda de zerar kkkkk

10 months ago

@ratoeddie Hahahaha, errado não tá.

9 months ago

Confesso que levantou demais o hype e me deu bastante interesse em dar uma chance

9 months ago

@Joojy Valeu!

Se quiser, também tem esta aqui da 1ª vez que joguei: https://backloggd.com/u/CDX/review/272859/

7 months ago

bom, depois de ler essa review, o minimo que eu tenho que fazer é jogar the messenger AGORA