É difícil falar desse jogo, porque ao mesmo tempo que ele consegue ser divertido, ele é um dos, se não o MAIS decepcionante da franquia.
Bom, Pokemon Sword seria o primeiro jogo da linha principal e canônica da série em um console de mesa, sendo assim, os desenvolvedores teriam um hardware MUITO superior aos que estavam acostumados, e teriam espaço o suficiente pra criar e aumentar a aventura sem limitações técnicas, mas infelizmente isso ficou só na teoria e na imaginação.
Nesta geração, seguimos a fórmula mais básica e conhecida de Pokemon, e quando digo isso significa que é LITERALMENTE UM JOGO DE 3DS UM POUCO MELHORADO; Sério, isso é muito frustrante, a fórmula da franquia já está extremamente saturada nesse ponto, é exatamente a mesma coisa a quase 30 anos, e pra piorar dessa vez não tem desculpa de console com baixa potência.
Infelizmente o jogo é extremamente limitado, principalmente no quesito liberdade, você basicamente só anda em linha reta, sem ironia, eu fortemente acho que em 90% do jogo o personagem só caminha em corredores verticais e horizontais, chega a ser feio, parece um jogo de plataforma 2D.
Graficamente está aceitável, mas isso é apenas por conta da direção de arte, que cria cenários bem atrativos e tem um paleta de cores bem bonita, mas tecnicamente os gráficos são bem defasados, com muitos borrões e serrilhados.
Outra coisa decepcionante são os ginásios, além de serem apenas re-colors um dos outros, os desafios neles são ridiculamente chatos e desnecessários, parecendo só uma ideia jogada para inflar mais conteúdo no game.
As animações são bem cansadas também, em batalhas são aceitáveis, algumas nota 10, outras já são 5, o que já mostra um pouco de despreocupação do empresa em fazer algo atrativo; Mas o que mais incomoda é na área externa, onde você anda pelo mundo e tem conversas com npcs ou cutscenes, são MUITO amadoras, MUITO, pra um jogo de 2019 de uma das IPS mais lucrativas do mundo, é inaceitável, tem jogos de playstation 2 que fazem melhores animações do que esse game.
Pra finalizar as reclamações, eu acho que já passou da hora de Pokemon ter dublagem, sério, um jogo de "atual geração" não ter UMA linha de texto é bem ultrapassado; Os personagens não falam absolutamente NADA, nem murmurinhos/onomatopeias, é simplesmente um silêncio absoluto com caixas de mensagem para ler, e isso atrapalha na imersão do jogo, principalmente quando se chega em uma área em que um dos personagens da um show e canta, mas não tem um único vocal, ele apenas se mexe e abre a boca.
Após tanta reclamação parece até que o jogo é horrível, mas não é, como disse antes é decepcionante, tem pontos positivos que fizeram eu gostar do jogo, por exemplo: A Pokedex dessa região é muito maneira, tem ótimos Pokemon e com designs bem atrativos, poder jogar na TV é algo que me atraiu muito, a Wild Area é uma ótima ideia (por mais mal aproveitada que tenha sido, ainda é uma boa adição), o sistema de Gigantamex é legalzinho, fazer reides é divertidíssimo e por ai vai, com certeza tem mais acertos que não estão vindo na minha mente.
Não entrarei nos pontos positivos tão afundo, porque como um fã, acredito que o game deixou muito a desejar, então seus defeitos tem que ser muito mais pontuados do que seus acertos, que em geral, são coisas que já eram boas e foram importados de outros jogos.
Enfim, por mais que tenha um caminhão de críticas, eu me diverti e foi uma boa experiência, talvez por eu gostar desde criança, dificilmente eu vá desgostar completamente de algum jogo da franquia, mas ironicamente esse seria o jogo que eu recomendaria pras pessoas que nunca jogaram a série começarem, já que é uma das experiências recentes mais básicas da fórmula Pokemon

Reviewed on May 31, 2023


Comments