Pensar que isso saiu em 87 é loucura, envelheceu muito bem graficamente, até hj é impressionante. Pixel art fantástica, cutscenes animadas, DUBLAGEM e uma OST espetacular. O fato de ser um jogo de PC Engine, permitiu Ys ser um JRPG mais avançado que seus concorrentes.

Claro que isso não impede Ys de ser ultrapassado em gameplay, level design confuso, dungeons que são um completo labirinto e um sistema de ataque onde vc basicamente ataca e anda ao mesmo tempo, além de se tornar chato depois de horas de grinding obrigatório, como todo JRPG de 80 pede. Em dificuldade, é um caso estranho, geralmente os JRPGs da época costumam ser infernais de díficeis, ou seja 0 balanceamento, já Ys, é fácil em boa parte do seu tempo, tirando a última dungeon, onde vai de muito fácil pra muito difícil, o que o torna desbalanceado nos dois sentidos kkkkkk.

Em narrativa, não trás nada além do feijão com arroz de uma obra de fantasia padrão, mas tem uma lore interessantíssima, o que por si só, já torna Ys um destaque em seu gênero na época.

No fim foi uma experiência proveitosa, apesar de eu ter sofrido um pouco.

Reviewed on May 10, 2022


Comments