Foi uma decisão ousada fazer o último jogo da série o mais diferente da franquia, mas depois de três jogos bem parecidos, uma mudança na fórmula de Mega Man Zero foi um pouco de ar fresco, apesar de nem todas as mudanças que este jogo trouxe serem positivas.

A única arma alternativa deste jogo é a Zero Knuckle, que permite que você roube armas dos outros inimigos que encontra nas fases. É uma ideia boa, e permite uma variedade muito maior em como enfrentar chefes e inimigos mas... nenhuma das armas do jogo conseguem ser boas o suficiente para eu considerar usá-las no lugar do Z saber e do Buster, então eu praticamente só usei a Knuckle para cumprir Puzzles.

Os chips elementais estão ausentes pela primeira vez, porém os chefes ainda conservam suas fraquezas e resistências, o que é um incentivo maior a utilizar as Ex skills elementais que você adquire conseguindo altos ranks nas missões que, assim como MMZ3, eu fiz o possível para ter todas. Outra nova possibilidade é o sistema de clima, onde você pode jogar cada fase em uma versão fácil ou difícil, porém perdendo a chance de conseguir a ex skill do chefe da fase caso escolha a primeira opção.

O sistema de Cyber Elf foi inteiro retrabalhado: Agora você apenas tem uma elf principal, e conforme ela vai subindo de nível, você vai escolhendo habilidades novas. Por causa disso, o sistema de elf é muito menos personalizável e muito menos interessante que em seu anterior.

Os body chips agora não são mais itens escondidos nas fases: Você precisa construí-los utilizando chips que consegue ao vencer inimigos. Apesar de este jogo ter uma imensa quantidade de combinações possíveis e receitas de chips, ele também retorna com o grinding massante para conseguir as peças que você quer, algo que nunca foi divertido de se ter presente na série MMZ.


MMZ4 é um amontoado de ideias e mecânicas novas, algumas que funcionam bem, outras não, porém em um jogo com um level design ainda consistente, como é característico da série, e portanto, dificilmente seria uma má experiência.

Reviewed on Jan 23, 2023


Comments