Epic Battle Fantasy surgiu como uma franquia de RPGs de turnos feitos na engine Adobe Flash, disponíveis gratuitamente para serem jogados online, obviamente inspirados na série Final Fantasy, elementos da cultura pop, humor da internet dos anos 2000 e animes em geral.

Ao contrário dos dois primeiros jogos, que eram estruturados apenas em sequências contínuas de batalhas, aqui temos um modo aventura, completo com várias sidequests, NPCs, cutscenes e vários mapas para explorar e descobrir itens e recursos secretos.

O combate do jogo é simples como seus antecessores, um tradicional RPG baseado em turnos com elementos de Final Fantasy 7 (os limites quebram) e outros JRPGs do gênero, mas muito bem feito.
Apesar de apresentar três personagens fixos, eles são distintos o suficiente entre si para que as lutas possam fluir organicamente.

O jogo apresenta um limite máximo de nível que os personagens, seus equipamentos e habilidades podem alcançar. Também não há nivelamento entre os equipamentos obtidos durante o jogo, seus efeitos estão muito mais ligados a quais estatísticas ou elementos você deseja que seu personagem se concentre. Tudo isso torna o jogo muito mais focado na estratégia e na otimização do grupo do que na moagem, o que, aliado a uma dificuldade bem equilibrada, torna o jogo um prazer de progredir.

Uma crítica que pode ser feita à franquia em geral é como as referências à cultura popular são sempre jogadas na sua cara constantemente e sem nenhuma sutileza, o que era comum nos jogos Flash do início dos anos 2010, mas que desvia um pouco o jogo de criar sua própria imagem sem estar vinculada a outras franquias. Porém, o jogo ainda mantém sua originalidade, contando com uma bela direção de arte, música e um carisma próprio.

Fazer de Lance um personagem amigável mesmo depois de sua “redenção” ainda é uma das decisões mais problemáticas que já vi em qualquer videogame.

É um bom jogo para quem quer conhecer uma franquia clássica de RPGs de computador indie.

Reviewed on Mar 22, 2023


Comments