Um dos meus metroidvanias favoritos e até um dos meus jogos de plataforma favoritos (junto de The Messenger, DKC Tropical Freeze e (mais recentemente) Pizza Tower).

A gameplay é basicamente se tu combinasse pinball com um jogo de plataforma, em conceito parece uma idéia idiota, mas em execução ela funciona incrivelmente bem e até quem não gosta de pinball (como eu) provavelmente gostará muito, primeiramente, os controles são bem simples e direto ao ponto (que nem em pinball), apesar da falta de um botão de pulo, tudo é compensado por como tu se move no maior estilo pinball (sim, eu irei muito repetir a palavra "pinball" nesse review, só vai esperando isso), ou seja, tu aperta os dois gatilhos do seu controle para pular (e é claro os outros botões são para usar os upgrades do jogo, mas logo logo chego lá), e como os controles do jogo são bons, tu se sente genuinamente jogando pinball, mas é claro, não existe desafios de pinball sem seções dedicadas para isso, e os desafios de pinball são muito divertidos cara, alguns vão ser bem desafiadores sem parecerem absurdos que nem é o pinball de verdade, e os 3 motivos principais são que:
1 - Nenhuma das fases do jogo (não as áreas do jogo em si, os desafios de plataforma especificamente) são visualmente poluídas igual a maioria das máquinas de pinball são normalmente.
2 - Quando sua bola cai no buraco, tu só perde algumas frutinhas (dinheiro do jogo) e imediatamente tu pode reiniciar aquela seção sem precisar voltar do checkpoint (já que tu não morre).
3 - Boa parte das fases tem um design até que bem simples de entender no geral (ainda mais combinado com o primeiro ponto).
E é claro, para o jogo não ficar cansativo conforme avança, ele introduz algumas mecânicas bem interessantes a té diferentes de qualquer outro METROIDVANIA do mercado, como o aspirador de lesmas e algumas mecânicas especiais de certas fases, como nos chefes, que apesar de divertidos, são muito fáceis devido aos motivos que citei acima. Mas é claro, eu já ia quase esquecer da parte METROIDVANIA do jogo, como ela é? Bem, explorar o mapa, por causa de tudo dito acima, é muito divertido, pois todas as mecânicas de pinball também estão presentes fora dos desafios de plataforma de pinball, e ainda tem vários upgrades muito divertidos de usar e diferentes da maioria dos existentes no mercado, como os já citados aspirador de lesmas e o gancho (não é o que tu tá pensando aí), enquanto ainda tem outros mais comuns tipo a habilidade de mergulho, infelizmente as recompensas são em sua maioria meramente colecionáveis (Wickerlings) que não afetam em nada na gameplay, mas as recompensas interessantes são realmente muito interessantes e meio que junto com o plataforma e a exploração do jogo compensa a quantidade maior de colecionáveis.

Os visuais são alguns dos melhores em qualquer metroidvania (junto de Hollow Knight e Blasphemous), passam uma vibe muito boa e lembram muito os Donkey Kong Country da Retro Studios, fora que alguns cenários são genuinamente lindíssimos como a área inicial e a de neve, isso sem contar o que citei antes das fases nunca serem visualmente poluídas igual normalmente mesas de pinball são. A trilha sonora também é muito daora, lembra muito trilha sonora de David Wise pro DKC Tropical Freeze e Snake Pass, quer dizer, sou meio suspeito pra falar dos visuais e da trilha sonora do jogo pois normalmente eu amo esses visuais de natureza bem coloridos e que lembram DKC da Retro Studios, mas ainda assim, excelente em ambos.

Certamente um jogo muito daora e subestimado que merecia mais reconhecimento não só entre o mundo dos metroidvanias mas também no mundo dos jogoa de plataforma no geral.

9/10

Por sinal antes de acabar aqui sinto muito por ter ficado semanas sem postar nada aqui, é que eu tava sem muitas idéias interessantes de jogos para fazer review aqui, vou tentar ter um pouco mais de frequência que nem antes.

Reviewed on Mar 31, 2023


Comments