Como um grande quebra cabeça de Survival Horror.

É assim que vejo Signalis. O jogo bebe diretamente de diversas fontes em vários de seus aspectos.
A gameplay inspirada em Silent Hill e Resident Evil funciona muito bem com a escolha artística e isométrica. Os elementos de metroidvania corroboram com a sensação labiríntica dos ambientes. Alguns puzzles são inclusive bem chatinhos de perceber. É um desafio bem interessante. Vale dizer, contudo, que o limite do inventário traz, para além de dificuldade, dor de cabeça, já que temos que ficar indo e voltando o tempo todo para a área de Save.
Já na estética e enredo, o jogo parece inspirado em obras famosas da cultura pop ocidental e japonesa. Os elementos de terror cósmico são bem presentes. As personagens tem arte "de anime". Diversas cenas referenciam animes como Evangelion e Ghost in the Shell.

Dito isso, meu ponto principal talvez seja de que essas inspirações se deram de uma forma um tanto pretenciosa. O enredo é contado de maneira que o jogador simplesmente não o entenda. E por quê? Creio que seja intencional para deixar a curiosidade aflorar. Não é um caso de "aberto para interpretações". O jogo simplesmente não quer dar as peças de seu quebra cabeça. E mesmo se você procurar na internet o significado do final ou coisa assim, algo até caricaturalmente já associado com esse tipo de obra mais pretenciosa, você verá uma figura montada que não diz muito. O que entendi no fim fazia sentido, mas não dizia nada. O enredo não tinha tema. Por isso um quebra cabeça. A diversão é apenas ver uma imagem (de survival horror cult).

O jogo ainda assim é muito bom.

Reviewed on Mar 10, 2023


Comments