Acredito que Danganronpa 2 tenha tido uma melhora considerável se comparado ao primeiro título, pois aprimorou diversos pontos de seu antecessor, como a jogabilidade, mecânicas, personagens e até mesmo o texto do jogo em si.
Diferente do primeiro jogo, neste os personagens estão em uma ilha, onde foi dito aos mesmos que se trata de uma "viagem escolar", porém o jogo ainda segue com a mesma estrutura de killing game de seu antecessor. Portanto não houveram tantas inovações no quesito mecânicas, prefiro dizer que se tratam de melhorias das antigas. Os trials por exemplo, se mostraram com uma dificuldade mais elevada, não só de gameplay mas também de lógica, encarei isso com uma melhoria, pois isso acentuou a melhora textual que houve nos casos. Introduziram novos minigames (Dessa vez bons) e tentaram dar uma aprimorada nos antigos, factor que deixou as mecânicas dos trials menos bobas, fazendo o jogador levá-las mais a sério.
Creio que a melhora mais notável do primeiro para o segundo jogo, foi o elenco de personagens, que dessa vez, mostraram relações menos superficiais e mais trabalhadas, assim como uma melhor exploração na personalidade dos mesmos, fazendo o carisma do elenco em si, ser bem mais notável do que seu antecessor.
Deixando agora as comparações com o primeiro game de lado para focar mais na análise dos capítulos deste game, cito que no geral, mostraram e mantiveram um alto nível de qualidade. As situações embora inusitadas (E diria até mesmo bizarras), foram muito funcionais na montagem da lógica, nos mostrando conclusões simplesmente mirabolantes. Confesso que graças à este título ser tão fora da realidade, inevitavelmente haverá uma suspensão de descrença por parte do jogador.
São poucos caos os quais eu desgostei, mas cito aqui como fracos os casos 2 e 6, principalmente o 6, que irei comentar mais detalhadamente. O caso 6 é o encerramento do game, que tenta fazer algo mirabolante e mindblowing, assim como a maioria dos casos mostrados. Porém, o caso em pauta infelizmente se mostrou conveniente, sem sentido e até mesmo furado. Não acho que seja um final horripilante, até porque mostrou bons pontos, mas definitivamente não foi de meu agrado.
Nem comentei sobre a parte artística, pois manteve o nível do primeiro game, ou seja, continua estilosíssimo. No geral, este game deu um boost no que havia apresentado anteriormente, sendo uma melhor experiência.

Reviewed on Sep 21, 2022


Comments