This review contains spoilers

(ainda não joguei as dlc's)
puta que pariu que jogão
é difícil explicar como esse jogo conseguiu ser tão bom fugindo um pouco da ideia de zumbis que era utilizada nos outros jogos. Aqui a falta de variação de zumbis e a escassez deles até metade do jogo não incomoda, já que o jogo utiliza muito bem os perseguidores, que são uma ferramenta muito melhor que os zumbis para gerar medo.
O jogo é muito imersivo, com uma direção de arte muito boa e um level design digno da franquia. A história é bem interessante e os personagens são cativantes principalmente os Bakers.
Esse foi um dos poucos jogos que me fez sentir medo.

Já zerei 4 vezes e pqp que jogo foda
rejogabilidade absurda e que instiga o jogador a jogar de novo para conseguir mais armas infinitas

Vou atualizando conforme as zeradas
Por enquanto só fiz a campanha Leon A

Nem vou reclamar sobre o jogo ser incompleto porque isso já está manjado de mais.
Ter pulado o MGS4 pode ter interferido na minha percepção sobre a evolução do Kojima, mas pqp esse cara soube utilizar as novas tecnologias nas cutscenes que são muito boas, mas por incrível que pareça escassas nesse jogo. Esse é de longe o menos cinematográfico do Kojima, eu diria que é o mais "jogo" dele e infelizmente o pior, o jogo é cheio de missão repetitivas e algumas literalmente repetidas com um grau de dificuldade maior (e esse aumento de dificuldade não é criativo, literalmente só aumenta o dano dos inimigos). O mapa ser vazio faz sentido pelo contexto da guerra, mas em comparação ao MGS3 é um mapa muito morto, o 3 existiam diversos tipos de animais, as florestas eram cheias de vida e contribuíam para o conceito de sobrevivência do jogo. Falando sobre essa questão da sobrevivência, aqui no MGS5 karalharam tudo, o Snake não tem barra de estamina e consegue atravessar o Afeganistão inteiro sem cansar e sem parar de correr, um regresso total em relação ao 3 que até a fome atrapalhava, ou com sua barriga roncando e fazendo barulho ou dando uma tremedeira na hora de mirar com a arma, o MGS5 regrediu em muitos aspectos em relação a franquia. Eu poderia até falar que esse é um péssimo metal gear mas um excelente jogo, mas nem um excelente jogo ele consegue ser.

2001

O jogo é muito imersivo, os cenários são bonitos e os efeitos sonoros combinados com a falta de OSTs entregam uma sensação única.
Eu não sou muito fã de puzzles então não posso falar que foi uma gameplay super divertida, mas eu também não posso ignorar a importância do jogo dentro da indústria. Em conclusão, bom jogo.

paguei o gamepass pra jogar esse lixo

a rota A é bem divertida e tem algumas missões secundarias legais, mas não é algo fora da curva
a rota B é muito enjoativa pq é praticamente igual a A mudando algumas coisas, quase dropei nela
a rota C é a melhor, pqp que parte foda, a rota é boa do começo ao fim
a rota D só muda o final da C (e eu não acho esse final melhor), ent eu não gosto mt dessa rota
a rota E só serve pra ter uma luta legalzinha e uma cutscene boa, SÓ
no geral é um jogo mt bom com várias qualidades