JoJo no Kimyou na Bouken: Phantom Blood

JoJo no Kimyou na Bouken: Phantom Blood

released on Nov 26, 2006

JoJo no Kimyou na Bouken: Phantom Blood

released on Nov 26, 2006

Jojo no Kimyou na Bouken: Phantom Blood is an Action game, developed by Anchor and published by Bandai, which was released in Japan in 2006.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

agora que finalmente existe um patch com tradução em inglês eu pude confirmar se esse jogo é tão ruim quanto dizem que é

Pensa comigo, um jogo da parte 1 de Jojo, exclusivo de PS2, preso no JAPÃO e lançado pra comemorar o aniversário da franquia? Soa como a receita do fracasso. Esse jogo lançou primeiro que o filme do Phantom Blood que já tinha sido anunciado na época, provavelmente pra surfar no hype dos fãs mas como o filme é supostamente horrível (?) e foi tirado cedo dos cinemas a ponto de virar lost media, esse jogo meio que acabou pagando o pato.

Ele tem ótimos visuais e é uma adaptação bem fiel da Parte 1, pouco conteúdo do mangá foi de fato cortado. O mais evidente é a morte do Danny que simplesmente ocorre off-screen e eu só me liguei nisso quando zerei o jogo. Os modelos são bem fiéis ao traço do Araki e o shader do jogo me lembra bastante UN2, que tem aquelas sombras bem pesadas pra simular hachuras ou sombras de mangá. É bem bonito e a estética dos cenários é bonitinho também, as cores lembram bastante o mangá colorido.

O jogo segue a mesma estrutura de fases do golden wind de PS2, só que com mais inimigos. A Ídeia de jogar com o Jonathan em diferentes pontos da história é muito boa, cada um deles tem um moveset diferente. Acho bacana como esse jogo também tem o Dire, Straizo e Tonpetty jogáveis, esses caras nem sequer tinham material o suficiente pra ter um moveset, mas deram um jeito aqui e ficou muito bom até.

Dito isto, A apresentação e gameplay desse jogo é MISERÁVEL. Muita gente reclama dos textos + png falante mas eu acho isso aceitável, os caras só tinham o mangá pra adaptar. O Jogo tem até um número aceitável de cutscenes animadas inclusive. Minha insatisfação é mais como o jogo começa, o combate é HORRÍVEL. Temos 3 opções durante o combate: Combos de quadrado e triângulo (só existe 1 ou 2 variação pra cada) rolar e defender. Eu real não me incomodaria tanto com um sistema simples desse se a câmera não fosse um CU. Tem também o fato dos inimigos ficarem regenerando o HP se você não bater neles, o que é uma parada bem chatinha durante o Arco da juventude do Jonathan, mas melhora depois. Os primeiros 2 capítulos te dão uma puta má impressão do jogo, realmente parece um beat'n'up mediocre, mas não. O combate melhora muito assim que o Hamon é introduzido na história, ganhamos mais variações de combos, 2 especiais e um counter pra usar nos inimigos. Fica bem mais jogável e até que dá pra se divertir.

Acho que o capítulo que mais deixa desmacarado o quão o combate foi mal pensado é a luta contra o Bruford dentro da água. O Capítulo inteiro é frustrante, As vezes o Bruford te empurra e a câmera simplesmente buga, fazendo com que você não consiga ver ele ou sequer atacar. É um saco.

Esse jogo tem uns what-if's e conteúdos extras bem legais. Durante os 2 primeiros capítulos, é natural você perder, pois é assim que acontece na obra original. Mas se ganhar, os diálogos mudam. Por exemplo, na luta de boxe contra o DIO. Se você ganhar, o DIO vai dizer que o Jonathan tinha uma pedra dentro da luva e trapaceou, fazendo com que todo mundo chame o Jonathan de covarde. Tem também o modo extra, que tem capítulos what-if's que nos dão o direito de jogar com os bosses de algumas fases.

Eu gosto bastante da luta final contra o DIO no navio. Ela é um pouco mais longa aqui do que no anime e dá mais dramaticidade e emoção pra morte do Jonathan.

Esse jogo é bem melhor quando não tem alguém dizendo que é ruim no seu ouvido. Ele é feito pra quem realmente curte a Parte 1 e já sabe o desenrolar de toda a história. Como fã, eu aprecio bastante a tentativa de fazer um jogo da menor parte de Jojo, é definitivamente a parte menos atrativa até pros fãs da obra e ao jogar, dá pra entender perfeitamente o porquê de ter sido esquecido com o tempo.






Uma carta de ódio pros fãs de Phantom Blood (Eu)

Sigh... Another generic anime game to celebrate the aniversary of the franchise. The graphics are very faithful to the artist style, but the good things ends here. The gameplay is bad, the story it the infamous japanese ".png + text", and there is a specially more than awful underwater level to add the bad points of the game. I do not recommend it even for fans of the series.