Yet Another Zombie Survivors

Yet Another Zombie Survivors

released on Jul 13, 2023

Yet Another Zombie Survivors

released on Jul 13, 2023

The Horde is coming, but you're ready to fight it! Arm your team to your liking and discover which synergies work best against thousands of the undead. Survive, evolve, and break the limits in this casual yet heart-pumping rogue-lite reverse bullet hell.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Straight to the point bullet hell, no bs, pure gameplay. Easily sinkable countless hours.

Unlocked all classes.

One of the best Bullet Heavens. Naturally, the setting is perfect.

uma otima ideia, com bastante potencial ele em early acess tem muito ainda o que mudar espero que a desenvolvedora não o abandone e consigo lançar ele completo

Yet Another Zombies Survivors, o quinto jogo da Awesome Games Studio, um estúdio indie polonês que já tem alguma história no mundo dos jogos. Esta obra é uma releitura/continuação do Yet Another Zombies Defense que é um tower defense da AGS, desta vez o novo jogo veio com a proposta de ser Bullet Hell Roguelike.

A obra propõe antes de mais nada ser um Bullet Hell Roguelike, o estilo mais que consolidado fundado por Vampire Survivors. A ideia é a mesma, uma horda de inimigos atacando o jogador com diversas peculiaridades que tornam cada run mais complexa, chefes aparecendo de tempos em tempos, a evolução do jogador ao longo da missão e a duração máxima de sobrevivência de 20 minutos.

A ideia de um apocalipse zumbi que já foi demasiadamente explorada nos jogos ao longo da história ganha uma nova cara no Yet Another Zombies Survivors, houve a junção do gênero novo que ganhou espaço nos últimos anos com a temática consolidada nas diferentes mídias nas últimas décadas. A combinação é interessante e toda a ideia de zumbi que é sempre associada a hordas é melhor representada nesse gênero do que em qualquer outro modelo de jogo.

A diferença da obra em relação aos seus pares está justamente na forma como essa pensa a progressão e construção da build. Cada personagem jogável na obra tem sua arma principal e 2 skills de começo, ao conseguir certas conquistas e subir para os diferentes tiers são desbloqueadas novas habilidades e progressão das armas para cada personagem, por exemplo: o personagem SWAT, tem como arma inicial a pistola e essa pode evoluir para uma submetralhadora, as suas habilidades iniciais são o lançar granadas e chamar ajuda área de um helicóptero de combate, ao progredir no tier da classe há uma evolução da submetralhadora para 2 opções dentro da run: um rifle de assalto ou uma sniper, e ao progredir ainda mais nos tiers é desbloqueado um nova habilidade que é a torreta estacionária, já o último tier ainda está em desenvolvimento no momento dessa crítica. As classes em si são bem diferentes e interessantes tendo cada uma suas peculiaridades que tornam as possíveis combinações ainda mais interessantes, ainda mais considerando a habilidade de “líder do esquadrão” e as características passivas/ativas que tornam algumas classes voltadas mais ao suporte enquanto outras que focam o dano.

Agora sobre a construção das builds essas se dão pela junção de diferentes personagens, como já explanado as habilidades do Swat, os outros sobreviventes seguem a mesma ideia de quantidade de habilidades, então tem-se 3 habilidades e a arma principal que é possível ser evoluída, essa evolução se dá ao passar de nível, já que nesse momento é possível evoluir 1 das 3 habilidades disponíveis. Então cada personagem conta com uma gama pequena de opções se considerar a duração de um run, logo a ideia proposta pela AGS para a construção de uma build mais complexa se dá pela mecânica de combinação das classes, essa mecânica funciona da seguinte forma, ao adentrar uma run com um líder o jogador avança e em determinado momento terá uma notificação de resgate, ao resgatar o refém o jogador selecionará 2 opções aleatórias das classes disponíveis para adentrar o seu grupo, tendo esse grupo um máximo de 3 personagens. Então ao final tendo 3 personagens no grupo tem-se um total de 9 habilidades e 3 armas principais para serem evoluídas e sofrerem um upgrade, essa quantidade é tão grande que durante os 20 minutos de run é praticamente impossível ter todas as armas evoluídas ao máximo junto com todas as habilidades, é necessário abrir mão de alguma coisa, não há xp suficiente para todas. A combinação das classes traz um novo ar à obra no sentido de fazer algo diferente do que está no mercado, a proposta da AGS torna a obra algo único que desperta o interesse no fanbase do gênero, o trabalho de game design é excelente.

Em relação às mecânicas do jogo ainda tem-se outros fatores que complementam na construção da build e consequentemente no sucesso da runs, há os itens in-game que oferecem diversos bônus passivos, esses são obtidos a partir das caixas de suprimentos e devem ser escolhidos entre 3 opções. Além deles há os boosts temporários que dropam dos inimigos e dependendo do momento são um trunfo contra chefes ou hordas mais complicadas, há o boost de velocidades de movimento, o boost de fúria dando mais frequência e dano de ataque e o boost de defesa que aumenta a armadura do grupo de personagens. A última mecânica é mais comum nesse tipo de obra: os upgrades passivos da tela inicial, que podem ser obtidos com o dinheiro farmado dentro das runs, neles estão presentes as mais diversas passivas com os mais diversos efeitos que geram uma diferença gigantesca a longo prazo.

Esteticamente a obra apresenta um realismo interessante que reforça todo o gore que a temática de zumbi traz, junto a isso há o design do mapa com a cidade destruída que talvez seja o cenário mais clássico de uma epidemia zumbi, assim criando uma atmosfera ideal para a obra. Há outros mapas e outros detalhes para serem desenvolvidos, porém o que está presente já agrada o suficiente para considerar o trabalho de arte espetacular.

Concluindo, Yet Another Zombies Survivors apresenta uma inovação interessante no que se refere a construção de build e progressão nesse gênero. A empresa polonesa consegue extrair mais do gênero e ir além do que está no mercado, mesmo assim ela mantém diferentes elementos que já estão consolidados, como os upgrades na tela inicial e as passivas obtidas in-game. A obra tem muito o que melhorar já que está em early acess, há muitos mapas, personagens e tiers para serem feitos, porém o que está presente neste momento já mostra um excelente trabalho por parte da Awesome Games Studio.

Relatively fun base, very lacking in content in it's current state. Hopefully they release the planned content and it's worth the wait.

Achievements are straightforward and quite easy to get.

Pretty sorely lacking in content on release, with what was there locked behind a LOT of grinding. Still, the game that's there is quite fun, and the smaller selection of powerups does have the effect of the players learning the scope of synergies very quickly.