O mundo ambíguo e suprimido de respostas de Digital Devil Saga intriga, e todo o simbolismo hinduísta e budista presente na história e lugares do jogo complementam esse processo (sendo importante ter um conhecimento sobre eles pra uma compreensão melhor do enredo, inclusive). Obviamente é cedo demais pra analisar os personagens por inteiro só com este jogo, porém gosto de como pouco a pouco eles vão mostrando suas falhas e se questionando sobre seus propósitos.

Um ponto importante que é bom ter conhecimento prévio é que este jogo é só a metade de uma história, além de ser curto (cerca de 30 horas) e, francamente, isso é ótimo, DDS1 foi mecanicamente bem mais simples do que eu esperava então esta duração é perfeita pra ele. A equipe estimou que o projeto não caberia em um disco só e resolveu separá-lo em dois jogos, e a Atlus ainda usou o feedback deste primeiro jogo pra sua sequência.

O maior aprimoramento desse jogo comparado a Nocturne é definitivamente o level design, mais consistente e concilia melhor a exploração, labirintos, traps e puzzles, puzzles em especifico sendo muito mais interessantes aqui.

Kaneko já tinha pensado anteriormente em uma mecânica de devorar adversários pra SMT 1 e resolveram encaixar isso aqui, apesar de ser simples, finalizar os inimigos com as Hunt Skills é importante pra se beneficiar o máximo possível de cada luta ao invés de só matar normalmente, e conseguir devorar uma grande quantidade e ver aquela barra de Mantra subindo até o além também gera doses de dopamina satisfatórias. Falando nos Mantras, eles cumprem bem seu papel, te dão a liberdade necessária pra sentir uma experiência próxima a um SMT convencional, monte a party com as skills que quiser e com as combinações que quiser, você só não terá controle dos stats (tirando o Serph). Mas o alto grind e preço dos Mantras high-level pode ser irritante e é o maior problema deste sistema.

Field Hunts são criativos e uma boa forma de variar o gameplay, mas a execução deles é bizonha, mal são presentes durante a playthrough e ficam em áreas totalmente random. Torná-los mais presentes e acessíveis seria melhor do que serem meros spots de grindind que ficam isolados nos cantos do mapa e que eu só vou realmente usar pra grindar Mantras pros side-bosses. Algo engraçado é que o cooldown de 5 ciclo solares é meio grande então quando eu cheguei no 2° Field Hunt da última dungeon ele ainda não tava funcionando.

e receba fi o boss mais pau no cu de todos os tempos, aka demi-fiend.

Reviewed on Sep 15, 2023


Comments