Nem preciso dizer que pra jogar esse daqui, você precisa pelo menos ter jogado os 3 jogos de Cold Steel, e é altamente recomendável que tenha conhecimento dos arcos de Liberl e de Crossbell (Trails of Zero/Trails in the Sky).

Trails of Cold Steel IV ou Sen no Kiseki IV para os íntimos, é o capítulo final que fecha com chave de ouro a saga da Class VII como um todo; e apesar dessa longa jornada ainda temos o Hajimari no Kiseki nos aguardando, uma continuação desse quarto game que atualmente ainda não foi lançado pro resto do mundo.

Mas vamos lá senhores, Cold Steel IV segue a mesma vibe do Cold Steel III só que com mais adições; entre elas temos a volta das Lost Arts do segundo jogo, um mini game ala Tetris chamado Pom! Pom! Party! e claro mais faixas musicais pra nossa alegria. O combate continua bom como sempre, a exploração continua simplista como de costume e a narrativa muito bem escrita continua sendo envolvente para nós jogadores, tanto que no final eu chorei que nem uma menina, (além daqueles créditos finais) então posso dizer que gostei bastante como tudo se concluiu. Minha única reclamação sobre esse jogo é voltada na dublagem americana, eu não sei o que aconteceu durante a produção desse game que teve tanta troca de dubladores, personagens como Lecter, Leonidas, A POHA DO OSBORNE, LAURA, tiveram suas vozes trocadas; é até compreensível a dificuldade de juntar os mesmos dubladores em 4 títulos diferentes, mas infelizmente isso não impede de ser broxante. RIP Laura fans.

Por fim durante minhas 100 horas de playthrough em Trails of Cold Steel IV e mais de 300 horas nos jogos anteriores, posso dizer com toda certeza que não só esse jogo em específico mas como toda franquia The Legend of Heroes vale muito a pena jogar, eu adorei ter acompanhado essa jornada do Rean Schwarzer; Recomendadíssimo!

Ps: REAN FOR SMASH, PROTECT ALTINA FOR ALL COST, Laura minha DPS abençoada, Elise melhor garota, Crow melhor amigo dos JRPGs, Alisa canon girl, Aurelia pisa em mim pelo amor de deus! Towa is bae!

Reviewed on Apr 03, 2021


Comments