Não cheguei a anotar algo enquanto eu jogava, então aqui vão alguns pensamentos aleatórios:

- O gameplay loop é maravilhoso, extremamente viciante e mal posso esperar por um Frostpunk 2 em que essa ideia já vai estar mais amadurecida;

- Esperando o 2 para ter essa ideia amadurecida? Parece de certa forma uma crítica desse primeiro jogo, e é, logo que a novidade passa, você percebe o quão repetitivo os eventos são, o quão artificial tudo é, a ideia é boa, mas logo todo o seu aspecto social deixa muito a desejar.

- Qualquer tentativa de promover uma discussão, ou ter um sistema de moral para pesar as escolhas que o jogador vai fazer é uma piada, esse aspecto estou relevando porque, como falei anteriormente, o gameplay loop é nojento de tão viciante.

- O mundo em si faz bastante sentido com a temática steampunk (especialmente a ambientação no meio do gelo), assim como o design das construções que são muito boas, porém de resto a temática steampunk é deixada de lado, temos as mesmas construções padrões de outros RTS, o que muda é o nome e o visual, faltou de fato tentar incorporar o steampunk neste gameplay loop.

- Algumas campanhas são claramente superiores as outras no jogo base, e o port do jogo para console é surpreendentemente bom.

Em resumo, um banger, é meio burro e é ambicioso demais, mas isso a gente releva com um gameplay tão bom.

Reviewed on May 03, 2023


Comments