Eu já vim aqui esperando bomba. Mesmo assim, NADA poderia ter me preparado pra os gráficos de PS2 que eu vi nesse jogo de 2011 já na primeira cutscene. Os modelos 3D pareciam saídos do Vampire The Masquerade Bloodlines, também da Actvision... só que VTM:B é de 2004!!!

Ainda assim, eu sou jogador velho, forjado no Mega Drive e no PC rodando jogo na qualidade mínima, não seriam gráficos feios que iriam me afastar de um jogo, mas aí vem todo resto. Parecer um jogo antigo até na gameplay matou bastante X-Men: Destiny. Por exemplo, o jogo aparenta ter um morality system, o que é algo moderno, mas que no fim das contas não pareceu fazer diferença alguma (que nem um jogo velho). Tem três personagens que tem praticamente as mesmas falas, fazendo com que não faça diferença quem você escolhe (que nem jogo velho) e os inimigos e bosses vão se reciclando e reaparecendo com uma color palette levemente diferente (que nem jogo velho).

Sendo assim, julgando como um jogo velho deslocado do seu tempo, XMD é bom? A resposta é... não achei ruim. No quesito jogabilitade, se você julgar ele como um hack'n'slash de PS2, ele ainda vai te divertir bastante (pelo menos eu me diverti). No quesito história, o jogo infelizmente tem uma história que parece começar do meio e terminar do nada, e as aparições dos personagens clássicos dos X-Men não são nem de longe o melhor uso desses personagens que você vai achar por aí.

Depois de ver um vídeo do Matt McMuscles sobre o processo de criação e lançamento desse jogo tudo fica ainda mais triste por que fica claro que havia a intenção de fazer bem mais e melhor.

Ainda assim, 2 de 5 por causa das três ultimas Boss Battles que eu achei bem gostosas e o carisma do Grant, o protagonista com o qual eu joguei, que não é estelar mas é legal.

Reviewed on Oct 24, 2023


Comments