This review contains spoilers

Aqui vai ser uma análise da história, vou falar um pouco da gameplay, mas meus maiores problemas com esse jogo definitivamente são da história.

O jogo começa com uma premissa básica, um drama de guerra em um mundo de fantasia com algumas coisas de steampunk, o primeir arco é bem interessante e coloca um objeto pique bomba atómica. O que me deixou fisgado foi o jeito que o jogo tava guiando a história, um jogo querendo criticar a monarquia enquanto se passa na monarquia, porra muito foda, só que isso foi jogado no lixo depois.

O personagem que mais criticava a monarquia reclama que ser rico é muito ruim por alguns motivos lá e se mostra ser do mal, a visão de que todos monarcas são ruins é jogada fora pra tipo "só tem uns ai que são meio merda" e bem... o personagem falando que não odeia todo mundo da igreja (que literal abusava e matava a raça dele) pq bem isso é muito fácil e ele n quer ir pro caminho fácil... isso implica umas visões bem esquisitas do desenvolvedor, principalmente por ele ser alemão.

Toda essa pegada mais liberal me deixou muito triste, principalmente por ele começar me dando esperanças de ler uma história pique tactics ogre/final fantasy tactics e é jogado no lixo. Fica ainda pior considerando os outros problemas que tive com a história, ele apresenta essa ideia de bomba atomíca com um twist bem maneiro, é uma arma feita pelos Deuses que é tão poderosa que ta muito longe da nossa compreensão, é algo que pra eles é pequeno, mas pra gente é gigante. Essa ideia é interessante pra caralho, mas piora quando o jogo fica te dando lore drop fudido por horas e horas e invés de focar em desenvolver os personagens ele fica dando esse lore drop, que é chato pra caralho, eu não quero saber da vida passada do protagonista, eu quero saber da treta que ta rolando agora. Isso é muito chato cara, tipo real eu não consegui me importar com a lore do mundo, me deu a mesma vibe de um rpg onde o mestre ta muito feliz com o mundo que ele criou, mas não criou algo tão legal assim, tipo sei lá cara. Outro problema é o jeito que ele usa twist, toda hora tem twist, chega num ponto que tu já espera twist ent não é mais twist, tipo sei lá é só chato, além de usar suícidio como twist algumas boas vezes, isso é bem incensivel, é só shock value.

Esse é mais um daqueles indies derivativos, que o tempo inteiro me lembrava de um jogo, mas bem eu podia só jogar esses jogos invés de jogar o Chained Echoes. O combate também é uma merda, por não ter XP todo combate parece só o desenvolvedor tentando fazer o jogo ter mais tempo e a quantidade pequena de recompensa só fez eu não gostar da batalha, todo combate parece um boss e isso é um saco. Sei lá, quando todas reviews são tipo "WOW ESSE JOGO FOI CRIADO POR SÓ UM CARA" isso é um problema.

Reviewed on Jan 07, 2024


Comments