Super Mario Bros Wonder foi a minha primeira experiência com um jogo de Super Mario, pelo menos por vontade própria e não apenas enquanto acontecimento circunstancial.
O primeiro aspeto que gostaria de destacar é o game design, de uma forma geral. Cada nível foi preparado meticulosamente de forma extremamente apelativa - as alterações no clássico cenário 2D são relevantes, existem claras indicações relativas aos possíveis segredos presentes nos mais diversos mapas (e sim, reforço a palavra possíveis, porque a minha experiência pessoal é que, a partir de um determinado momento, comecei apenas a procurar por elementos inexistentes), sem tornar a sua descoberta algo obrigatório ou pouco recompensador. Para além de tudo o que referi até agora, é evidente que não posso deixar de falar da principal mecânica diferenciadora: as Wonder Seeds que, no fundo, são nada mais nada menos que substâncias psicadélicas. Estas pequenas sementes são opcionais, não têm que ser encontradas para pôr fim num nível. Contudo, a forma criativa e inovadora como tornam um jogo divertido numa experiência intemporal é praticamente indescritível - seja através de um blackout quase completo do design, da transformação do Mario em criaturas incomuns, ou até da personificação de um TUBO (sim, um tubo), posso confirmar que o solo fértil disponibilizado pelo jogo faz com que das pequenas sementes surja uma bela paisagem.

Os poderes que o jogo apresenta ao jogador ao longo do seu percurso não me satisfizeram a 100% - achei o Mario de Fogo interessante, pela mecânica de longa distância; o Mario Elefante inovador, pela força bruta a que o estilo de jogo não nos habitua propriamente, o Mario Broca é mais interessante no âmbito da exploração do que propriamente no combate; e, por fim, o Mario Bolha é, de longe, o pior dos poderes - praticamente inútil em termos de combate, que tecnicamente seria a sua única mais valia.

Excetuando o que relatei até ao momento, penso que só reste dizer que Super Mario Bros Wonder é um jogo para todas as idades. Especialmente considerando a possibilidade de desfrutar do jogo em modo multijogador até 4 pessoas, penso que seja seguro recomendar à criança, ao adulto, e até talvez ao idoso que pretenda passar um bom tempo de lazer numa esfera que equilibra perfeitamente acessibilidade e desafio. Ah, e claro, tudo isto ao som de uma esplêndida soundtrack!

Reviewed on Feb 22, 2024


Comments