Adam's Venture é o tipo de jogo que possui uma bela "embalagem", mas um conteúdo cuja qualidade não acompanha os recursos e esforço investidos na ambientação e qualidade gráfica.

Como um puzzle game, AV funciona bem o bastante, com desafios que não requerem mais do que observação de padrões ou uma boa intuição. A curva de dificuldade entre eles também é adequada.

Os problemas de verdade começam quando duas coisas são interpoladas aos puzzles: A história e as mecânicas de jogo.

Não darei spoilers da história, mas o que posso dizer dela é que ela está longe de ser a história de origem mais engajante que já vi. Pelo contrário, ela só parece existir pra que o jogador não pule entre puzzles sem justificativa.
Os personagens são caricatos e a atuação de voz não condiz bem com as situações em alguns casos (o que fica agravado pelas expressões faciais rígidas ou inexistentes dos NPCs).

A parte de plataforma do jogo é ruim e confusa.
Existem muitos prompts para ações que poderiam ser automatizadas (ex: escalar enquanto anda/corre) ou simplesmente não existir (como dar a opção do jogador se jogar num abismo enquanto desce uma tirolesa).
As animações são lentas e têm transições ruins, muitas vezes acontecendo um efeito rubber band quando há uma ação scriptada.
Além disso, muitas animações parecem não acontecer como deveriam, como NPCs não movendo os lábios ou se movimentando com velocidades acima do normal, por exemplo.

Falhar, qualquer momento do jogo não é um problema, pois há muitos checkpoints. Todavia, a presença deles é atrapalhada por cutscenes e diálogos que não podem ser pulados e tornam o jogo ainda mais lento.

De modo geral, Adam's Venture é um puzzle game decente, com uma boa direção de arte, porém a experiência com o enredo e gameplay é pouco convidativa e por vezes incômodas.
Vale a pena experimentar pela curiosidade, mas não espere muito.

Reviewed on Nov 22, 2022


Comments