This review contains spoilers

Quando eu terminei Doki-Doki Literature Club eu fiquei sem palavras para a tamanha masterpiece que ela é dentro de uma mídia completamente falida recheada de histórias ruins que nem é visual novel. Mas eu vou ser ainda mais ousado dizer que além de ser uma pérola única em VN, ela consegue revolucionar gêneros de anime e a estruturas deles.

Nós podemos começar pela primeira metade que é um slice-of-life simples mostrando parte do dia a dia do nosso protagonista, mas como foi dito aqui, ele consegue revolucionar esse gênero. Diferente de outras obras desse mesmo gênero (Clannad em VN ou Sangatsu no Lion em anime) ele não precisa mostrar o dia todo, todo o dia do protagonista que gera momentos extremamente zzzz, sem sentidos e chato de assistir. Aqui nos é mostrado apenas a parte vital de cada dia sem precisar perde tempo com coisa futil. Por quê eu vou querer ver a merda que o protagonista almoçou? Por quê eu vou querer ver as merda de conversa com os amigos dele que muitas vezes não é nada identificavel com uma situação aqui, já que se passa no Japão? NÃO TEM MOTIVOS. A Menos que você seja um weirdo que fracassou na vida e sua vida social é montado em cima disso.

Mas voltando a Doki-Doki, aqui só nos é mostrado a parte do club de literatura junto com algumas conversas mais simples durante o dia escolar. Além de pela primeira vez serem conversas relacionaveis em uma vn, a parte do club além de adicionar varios foreshadows para todas as situações futuras (Com a depressão de Sayori, a auto-mutilação de Yuri ou o desejo de atenção da Monika, sendo ela sempre a responsável por cortar os dialogos no meio) sem ferir as conversas do cotidiano e consegue criar um clima tanto gostoso como misterioso me fazendo jogar sem parar por querer ver o desenrolar tudo. Finalmente um slice-of-life consiso e bem construido e não simplesmente desperço, atirando para todos os lados sem o minimo de sentido. Chega de conversa meia boca e chata que não adiciona nada, agora é só qualidade.

Com esses foreshadows sendo apresentado toda a virada além de conseguir ser um choque de fato pelo suicidio de Sayori, onde só conseguiu por ser um bom slice-of-life tambem é MUITO ASSSUSTADOR E PERTUBADOR, mostrando comportamentos humanos elevado ao maximo por sentimentos de obssesões que nós temos pelos nossos própio sentimentos. Sério, é algo verdadeiramente único que se não vê mais obras de terror conseguindo fazer hoje em dia, fora e dentro dessa midia. Um VN que falha em fazer isso é Higurashi: Onikakushi onde por mais que exista situações divertidas dentro do club dele, toda a conversa fora disso é incrivelmente chato e a passagem para paranóia dele (do protagonsita) é tão surreal que não tem como levar a serio mesmo com suspensão de descrença. O cara ler uma revista e fica em choque vsfkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o protagonista tem reação mega exagerada só mostrando que até nesse ponto o protagonista de Doki-Doki consegue ser melhor, ele fala pouco, mas fala muito bem e de forma muito reletable. Após o suicidio é só momento pertubador atrás de momento pertubador, não é algo que toda vn consiga fazer.

Além disso, temos a terceira parte que é quando tudo se fode e ficamos só com a Monika. Essa parte consegue ser aterrorizante porque consegue mexer com seu psicologico, faz você questionar toda a realidade a sua volta. Como pessoas são completamente ignorantes com o sentimentos das outras, enquanto puramente obssessivas com o propio e faz isso da forma mais espetacular, subvertendo toda essa mídia e fazendo você tendo que apagar os arquivos do jogo para lidar com a situação, algo fictício conseguindo influenciar a realidade como de nenhuma forma feita antes atráves de uma narrativa. E tipo, eu sei que vão vir uns marmanjo falando para eu ler Totono ou Subahibi já que são obras de terror ou com questionamento pesado, mas sinceramente, pra que? Eu sei que não preciso de nada disso, sendo que tenho Doki-Doki. Doki-Doki diferente de Totono não precisa se externder 20 horas para conseguir nenhum dos feitos citados e diferente de Subahibi não tem que apresentar todo um cenário (completamente destoante da realidade btw) para conseguir passar um ensimamento filosófico que é desnecessariamente complicado a troco de nada, onde o próprio escritor demonstrou nem entender direito do que escreve e só solta palavra random na tentativa de ser profundo, maior coisa de pica mole possível.

Doki-Doki simplesmente está em outro nível em todos os aspectos, uma experiência única, onde é realmento o pico de tudo e consegue mostrar como essas outras obras o pessoal só gosta por querer ser cult.

10/10, recomendo

Reviewed on Aug 24, 2022


4 Comments


1 year ago

por QUASE, mas tipo... por muito QUASE cai no bait vsfkkkkkkkk

1 year ago

não é bait

1 year ago

btw me segue no backloggd

1 year ago

ja te sigo ja Igor Sales lol