Eu poderia começar e terminar essa análise dizendo que Excitebots possui um mini-game de pesca durante as corridas, seria o suficiente pra descrever a originalidade desse jogo. É um dos melhores jogos de corrida arcade que eu já joguei, aqui é necessário muito mais que acelerar um carro e terminar as corridas em 1º.

A princípio é um jogo de aparência infantil, os veículos são robôs com visuais de animais, principalmente insetos. De fato, eu me amarraria nesse jogo 15 anos atrás, mas cá estou eu hoje dando 5 estrelas para o mesmo, e a verdade é que esses veículos são irados, é a palavra que define. Alguns possuem um som de motor delicioso de se ouvir, há uma skin desbloqueável pra cada um deles, e geralmente possuem alguns detalhes bem legais, como o Morcego que abre as asas quando está no ar. É prazeroso dirigir todos eles, a jogabilidade me lembra um pouco o Burnout pelo excesso de boost, mas se assemelha mesmo ao MotorStorm ou, ao mais desconhecido, Excite Truck, o antecessor de Excitebots.

As pistas são lindas de se ver, são inspiradas em países reais, então na China vemos a muralha e florestas de bambu, no Egito vemos pirâmides e desertos, e etc. A variedade de cenários é bem decente. As corridas costumam ter apenas 2 voltas, e várias delas possuem mais de um caminho a se seguir em diversos momentos, cada uma dessas rotas com mini-games diferentes, o que acaba aumentando muito o fator replay.

São esses mini-games o diferencial de Excitebots, o seu objetivo em todas corridas é coletar uma quantidade determinada de estrelas, e para ganhar essas estrelas você deve realizar certas ações, sendo as mais básicas: pegar rampas, fazer manobras, fazer drift e correr próximo às árvores, o "Trick" no subtítulo não é à toa, e claro que você também é recompensado com estrelas terminando em 1º lugar. Mas além dessas ações, você também deve vencer mini-games durante a corrida! Você tromba com coletáveis que acionam alguma atividade à sua frente, essa atividade pode ser pinos de boliche pra você derrubar, uma bola de futebol pra chutar no gol, barras para o seu robô se agarrar e ganhar velocidade, inclusive, algumas atividades transformam o seu veículo em um robô com pernas, ganhando a habilidade de voar e surfar em corrimões. A sensação de fazer tudo isso uma logo após a outra em meio a uma corrida é o que dá identidade ao jogo e o que o torna tão divertido. Muitas dessas ações usam os controles de movimento do Wiimote, todas muito bem responsivas, o que na minha opinião torna Excitebots ainda mais especial.

Os coletáveis que acionam essas atividades às vezes também fazem montanhas surgirem do chão ou florestas se abrirem, é um efeito bem legal e acaba tornando as corridas ainda mais frenéticas. Além dessas corridas, há um modo separado que mistura corrida com poker, você coleta cartas pela pista e forma combinações com as da sua mão e as da mesa, não me dei tão bem nesse, ele exige um pensamento bem rápido. Agora um modo que adorei foi o modo feito especialmente para os mini-games, aqui são desafios focados em atividades específicas, então você pode jogar uma partida completa de boliche sozinho ou com um amigo, por exemplo.

Excitebots é perfeito no que se propõe, com tantas mecânicas diferentes, ele consegue não ser frustrante em nenhuma delas. Se fosse pra apontar um defeito eu provavelmente falaria do grind necessário pra comprar alguns veículos e itens, não sei se vou ter essa dedicação. Mas é um jogo que merece muito mais reconhecimento, um dos melhores jogos de corrida, um dos melhores jogos de Wii, um dos jogos mais originais e geniais que já joguei.

10/10

Reviewed on Oct 13, 2023


Comments