This review contains spoilers

Olha... eu nem sei por onde começar, é tanta coisa para escrever, tanto sentimento para descorrer, que fica dificil decidir um ponto de partida, mas vamos tentar.

Logo de cara a gameplay chamou muito minha atenção, na forma como a força bruta fica em segundo plano pra paciência e para sua capacidade de leitura do ambiente, você até pode sair metendo bala em todo mundo, mas o game recompensa muito mais a infiltração furtiva, a camuflagem deixa de ser sua vestimenta e se torna sua segunda pele. E fiquei impressionado viu, até pela época, o quanto o jogo é profundo em mecanica de combate, e principalmente, de espionagem, existem muita formas de você apagar um soldado e de invadir uma base inimiga, trazendo uma riqueza enorme de opções para viver essa experiência como se fosse real.

E o que falar da história? uma aula de narrativa, que realmente tem uma abordagem cinematográfica, trazendo um contexto político altamente pertinente, inclusive, se eu não me engano, cutscenes tão longas nessa época eram muito raras nos games. Eu admito que sou um pouco chato para mergulhar emocionalmente em um jogo, demorou um pouco para eu me entregar de corpo em alma na trama de MGS3, no começo eu ficava mais admirado do que tocado, e o game acabou comigo todo arrepiado e quase derramando uma lágrima quando o Snake faz uma continência pro túmulo da Boss.

Eu afirmo sem medo de errar que MGS3 tem a melhor galeria de personagens que eu já vi num jogo, comprei a motivação de todos eles, moralmente corretas ou não, cada um com sua personalidade própria sendo trabalhada cuidadosamente do inicio ao fim, muito bem amarrada com o roteiro do game, tanto que as revelações no final tem muito peso dramático, me impactaram fortemente.

Parabéns Kojima, você realmente é diferenciado.

Reviewed on Sep 29, 2023


2 Comments


8 months ago

Pior que o elenco desse jogo e a quantidade de bossfight boa é um negócio absurdo. Acho que só o 1 é tão forte nesses quesitos, o 2, 4 e 5 são fodas por outros motivos.

Dps assiste o Critical Close-up do Super Bunnyhop, um dos melhores vídeos de MGS3 que tem

8 months ago

Bom saber isso, assim vou aproveitar os outros de formas diferentes, agora que terminei o 3, o proximo MGS vai ser o 1 e vou na ordem certa. Vou dar uma olhada nesse vídeo sim, valeu.