Bom, depois de começar e recomeçar este jogo diversas vezes, finalmente consegui finalizá-lo.
Foi realmente uma experiência interessante e bem divertida, apesar de alguns problemas como falta de costume com os controles do 3Ds e os momentos que pediam o uso do 3D terem comprometido um pouco minha jogatina, mas nada que destrua por completo o game.
Mas vamos à análise do jogo em si.

História:
O clássico enredo de sempre: Bowser sequestra a princesa Toadstool e o Mario tem que salvar ela. A diferença neste jogo é que toda essa situação também envolve as Tanooki Leafs, mas até agora eu não entendi muito bem qual a relação, exceto os Goombas estarem com caudas de Tanooki e o Kamek se transformando no Bowser com cauda de Tanooki.
Confesso que neste jogo eu não captei muito bem a ideia da história, mas enfim... é Mario; no fim, tudo se resume em derrotar o Bowser e salvar a princesa.

Gameplay:
A gameplay clássica dos Marios 3D, muito bem executada, extremamente precisa, exceto nos momentos que necessitam de 3D, mas enfim... ela no geral é perfeita.
O design de fases do jogo ajuda a extrair o melhor dos movimentos, sempre explorando o move set do Mario de diversas formas.
Como um dos focos de enredo é a Tanooki Leaf, é óbvio que ela marcaria presença neste jogo, e está perfeita. Agora ela retorna transformando o Mario em Tanooki Mario completo, no entanto, devido a perspectiva 3D eu imagino, não é mais possível voar com ela, apenas planar.
Também temos a Fire Flower, a Super Star e um novo power up de boomerang, chamado Boomerang Flower, que lembra a Hammer Suit do Super Mario Bros. 3. Fire Flower é clássica, todo mundo sabe como funciona, assim como a Super Star; a Boomerang Flower, que é a novidade, também é bem simples na verdade, mas extremamente divertida. O Mario joga um boomerang em uma direção, que após um determinado percurso, retorna na mesma direção do Mario, mas pode ser esquivado, permitindo que continue o percurso, assim como a habilidade Cutter do Kirby. Serve tanto para matar inimigos quanto para coletar moedas.

De problemas na gameplay, apenas a perspectiva quando o jogo quer que use o 3D.
Eu entendo que seja o jogo buscando inovar e utilizar a nova feature do console, mas não é algo que eu quis utilizar, ainda mais por estar jogando em um Old 3Ds, que tem um péssimo 3D, então isso se tornou um empecilho pra mim.
Pra muitos não será um problema, mas sim uma característica mais do que bem-vinda, mas aí cada um com sua experiência particular.

Conclusão:
O jogo é excelente em todos os aspectos. Tudo que ele faz, ele faz MARAVILHOSAMENTE bem, e é sem dúvidas um dos pontos altos da franquia Mario e do gênero de plataforma em um geral. Só não espere algo top em questão de enredo, porque é o básico do básico.

Como um apreciador de plataformers não muito assíduo, pra mim foi ótimo game que entrega tudo que quer, tem a pitada de inovação clássica da Nintendo e se fixou como um ponto de comparação quando se quer falar sobre qualidade em plataformers 3D.
Eu diria que todo mundo deve jogar este jogo pelo menos 1 vez, o que não é algo muito difícil de se fazer, visto que é um jogo bem curto e rápido. Qualquer um vai se divertir bastante.

Reviewed on Nov 20, 2023


Comments