Final Fantasy II ele é um jogo ambicioso ao trazer mecânicas nada habituais à um RPG. A princípio o ar de novidade é chamativo, só que ao ficar de frente com as mudanças feitas por este jogo as impressões se tornam bastante negativas.

Eu realmente senti o impacto e uma grande estranheza no sistema de power up que agora não é mais baseado em level's e sim, em apanhar pra aumentar o nível de habilidade de sua arma ou magia, também fortificando alguns status do seu personagem e isso o torna mais chato que qualquer tipo de grind. Sem contar que é algo extremamente confuso, eu fui entender como funciona certinho perto do final do jogo e até agora não sei se eu realmente entendi direito... e pois é, isso foi algo extremamente negativo pra mim... não me leve a mal, eu tentei gostar, mas não deu, sério.

Outra coisa que mudou pra pior em relação ao primeiro jogo foram as dungeons. Eu amo as do FFI, elas são muito bem executadas, não são cansativas e elas sabem instigar você a explorar, já as do FFII são extremamente labirínticas de um modo extremamente frustrante ao você perceber que grande maioria das dungeons seguem esse padrão de labirintos, vários corredores com passagens secretas e portas que levam a salas vazias (outra coisa que eu odiei ¬¬).

Mas com o passar do tempo, tentando ignorar essas coisas, eu vi como FFII mesmo sendo considerado por muitos a ovelha-negra da franquia, tem sim seus acertos e traz grandes inovações para franquia como:
A história mais séria com uma trama muito mais envolvente, também temos o primeiro protagonista com falas do jogo, algo que faz toda a história ter momentos muito mais memoráveis, e surpreendentemente, eu até o achei pesado em muitos momentos por essas mudanças significativas na estrutura de roteiro.

Entretanto, com certeza o que eu mais amei sendo este o ponto mais alto do jogo na minha opinião, é a trilha sonora. Esse jogo é carregado de músicas lindas, Nobuo Uematsu só se prova cada vez mais um mestre compositor de músicas.

Enfim, é um bom jogo, muito abaixo do nível do seu antecessor, só que eu consegui terminar gostando mais do que odiando ele, e isso mostra que até em seus erros, Final Fantasy tem o seu charme.

Reviewed on Aug 30, 2023


Comments