A proposta do enredo do jogo pretende introduzir a história da destruição da família de Rune, a luta pela sobrevivência dos irmãos de Rune, a Amicia e o Hugo, e termina com a superação da crise que assola a vida da família. O interessante da história é o recorte do tempo proposto, a França no ano de 1348 onde se tem o ápice da peste negra na Europa, e o jogo genialmente propõe a ressignificação da peste negra como o Background da obra.

Essa ressignificação da peste negra se dá pelo fato dos ratos não mais só transmitirem doenças para as pessoas, mas serem reais assassinos, devoradores de carne humana. Aparecendo aos milhares e sempre junto com a putrefação do ambiente onde são inseridos, os ratos são um dos principais inimigos dos protagonistas do jogo, o outro antagonismo se dá pela inquisição que persegue o filho mais novo da família de Rune, com intenções secretas, pelo menos em um primeiro momento. Esses dois adversários criam uma atmosfera tensa durante todo o jogo, sempre há um inimigo ou outro para se deparar e tentar sobreviver desse embate.

Todo o enredo é muito bem embasado, os motivos para acontecer a invasão de ratos é explicado pela procura desse mal pelo o portador da mácula, que no caso é o Hugo que possui esse poder obscuro herdado pela linhagem sanguínea. E o motivo para a inquisição perseguir os irmãos também é embasado na vontade do Grande Inquisidor em adquirir o sangue do portador da mácula para que ele também possa controlar os ratos e ter um exército imbatível ao seu dispor. O ponto aqui, é que a história não deixa pontas soltas, em tudo há um motivo, seja de cunho pessoal ou místico.

A ideia da mácula em si como o grande segredo que permeia toda a história e é o cerne de todos os acontecimentos tem seu grau de credibilidade aceito com certa facilidade. Não é difícil ter uma suspensão de descrença ao entender ela como um traço hereditário presente nas diferentes gerações da família de Rune.

O interessante é a relação de sangue presente no jogo, a mácula do Hugo é um elemento que advém do sangue, da hereditariedade é o elemento material da obra, e o grau de parentesco que advém da família que compartilha o mesmo sangue, o mesmo gene funciona como elemento moral da obra, que perpassa pela construção das personagens. O ponto é que a relação de sangue é o cerne da obra, seja em relação a mácula, seja em relação a família, é ela que movimenta a história do jogo.

Há um antagonismo claro e clichê, entre a escuridão e a luz, os ratos que representam a escuridão, o poder da mácula, das trevas não suporta a luz, apesar de não ser nada inovador não apresenta pontos negativos escancarados, é apenas ok se utilizar dessa mecânica já consagrada nos diferentes títulos de diferentes gêneros.

Pensando sobre as sensações que permeia a obra, ela são produzidas pelo enredo e pelas mecânicas presentes no jogo, há uma certa angústia com toda a reviravolta que acontece na vida dos Irmão de Rune, a perda da casa, dos pais e de toda a vida que eles tinham até o momento, além disso há certo desespero presente durante quase toda a obra, com os ratos presentes em vários momentos e a ameaça da inquisição sempre estando perto do jogador, ainda há o sentimento de temor que é proporcionado pelo gênero Stealth Game, onde o jogador sabe que se for pego, acabou para ele, então há sempre esse temor de ser descoberto, a tensão permeia por quase toda a obra.

A construção das personagens é fantástica, apesar de serem irmãos há um distanciamento entre ambos, embasado pelo enredo, o isolamento do Hugo durante toda a vida por sua suposta doença, os irmãos quase não se viram durante toda a vida, até o dia D. Logo, há muito espaço para se construir essa relação de irmãos entre ambos, é necessário confiança, respeito e paciência, porém isso tudo envolto em um turbilhão de acontecimentos traumáticos torna essa construção muito mais complicada, principalmente considerando a idade de ambos, Amicia uma adolescente tendo que cuidar e proteger um irmão pequeno de 5 anos que nunca saiu de seu próprio quarto. Esse cenário conturbado é bem trabalhado pela Asobo Studios, conseguindo fazer uma construção gradual da relação de irmãos, sem saltos, sem forçação de barra, tudo é feito em um tempo determinado.

Ainda pensando na construção da personagem, a Amicia tem uma construção interessante ao ir para o lado da alquimia, é uma sacada interessante do título utilizando outro elemento comum a época onde se passa a história do jogo. Como alquimista ela ainda segue os passos da mãe e está diretamente ligada às mecânicas do jogo.

Em relação às mecânicas do jogo, se baseia nas mecânicas básicas de um Stealth Game, onde se tem que esconder da inquisição e se tem um lado mais ligado ao Puzzle game, quando tem-se que livrar dos ratos no caminho. A parte interessante é que a possibilidade de diferentes jogabilidades aumenta durante o jogo na proporção que Amicia aprende novas fórmulas de alquimia, ou seja, ao decorrer do jogo há várias formas de se passar pelos inimigos, seja os distraindo, matando ou lurando para armadilhas, há bastante diversidade de gameplay ao longo do jogo. Ainda há as mecânicas de batalha com certos “chefões” que são básicas de um adventure game, é necessário realizar a mecânica 3 vezes em cada um deles e ao fazer isso eles são derrotados.

Falando sobre a ambientação é um trabalho fantástico da Asobo Studios, o jogador ao jogar a obra se sente dentro da França em 1348, principalmente ao se considerar os ambientes das cidades das vilas, os ambiente são muito ricos em detalhes e são muito cuidadosos com os elementos que precisam estar presente neste período de tempo, isso ainda é amplificado com gráficos maravilhosos de tirar o fôlego.

A estética se utiliza do realismo, o que aumenta as diferentes sensações disponibilizadas pela obra, toda angústia, desespero e temor é aumentado e muito pela estética realista.

Concluindo, A Plague Tale: Innocence é uma obra fantástica onde a Asobo Studios consegue criar uma história bem embasada, com diversos elementos que se comunicam muito bem entre si e ainda há um cuidado gigantesco com a ambientação e com os detalhes gráficos presente no jogo. Sem se utilizar de inovações mirabolantes, tendo um foco na história e na ressignificação de um desastre da história da humanidade, a obra apresenta uma experiência avassaladora para o jogador.

Reviewed on Jun 26, 2023


Comments