Uma surpresa realmente. Joguei ele faz alguns anos, achei chatíssimo andar no mapa, oq n mudou tanto pra ser sincero, mas agora com uma mente mais aberta para todo tipo de jogo, percebi que as qualidades desse superam em muito seus defeitos.

É um filme interativo, convenhamos, mas o mundo, fotografia, arte, é tão boa, que vale a pena considerar tais aspectos como qualidades de um jogo.

A questão das escolhas só influencia em como a história de Arthur finalizará, como uma pessoa que tentou ser honrada, ou se caiu totalmente a desonra. Narrativamente o final honrado é o que mais encaixa na história, mas tá lá a opção caso vc goste de sair matando todo mundo.

Algumas coisas em questão de mecânicas me incomodaram, como todo um sistema de upgrade para o acampamento serem, no fim de tudo, inúteis, pois no fim de jogo não tem mais acampamento. O dinheiro também é todo perdido, a única coisa que fica são os equipamentos, mas sinceramente n é um grande problema pois não tem muito oq comprar.

A maior conquista desse jogo para merecer meus 4.5 são seus personagens e desenvolvimentos. O clima é outro aspecto gigante. Não é um jogo que começa feliz, mas o clima entre os membros da gangue é leve, as pessoas estão levando sua vida, mas ao decorrer do jogo e as merdas que vão acontecendo até o climax fazem o clima ficar tão pesado, que chega a ser desconfortável. A confiança mutua desaparece e só sobra desconfiança e medo, além de claro a situação da doença de Arthur, que foi causada pelos erros dele como pessoa, acrescentar mais peso a todo o cenário de final ruim.

O epilogo com o John é ok, não acrescenta tanto para ser sincero. Foi algo mais para agradar os fãs do primeiro jogo, mas é curto então n atrapalha tanto.

Fora isso, o online teve sua review separada (spoiler: é uma bosta inacreditável), e o endgame não é algo que me chamou atenção, e olha que eu gosto muito de jogos sandbox.

Abandonei ele, porém fico feliz que dei uma segunda chance, e vi que ainda existe, mesmo que minúscula, uma pequena quantidade de AAA que valem a pena.

Só mais uma observação: joguei no ps5 e senti falta de uma atualização para rodar em 60 fps e 4K, o pc já faz isso, e acredito que é só falta de interesse da Rockstar mesmo. Mas questão de desempenho não influencia tanto para mim pois ele foi feito para ser jogado em 30 fps originalmente. A não ser que o desempenho seja prejudicado por bugs ou polimento mal feito, em nada acrescenta na experiência desse tipo em especifico de jogo.

Reviewed on Jan 17, 2022


Comments