Comecei a jogar esse aí quando vazou a rom na web, e depois de ficar na gaveta por praticamente 1 ano, eu zerei, e após zerar o jogo praticamente 4 vezes pra conseguir todos os finais eu posso dizer que esse jogo é uma puta masterpiece... quase.

Vamos aos pontos positivos primeiro. Estética+OST+Sidecontent+Gameplay, nesses pontos o jogo é praticamente perfeito, eu não estou nem brincando.

O jogo é esteticamente esplêndido, bato palma pra atlus que fez essa maravilha rodar no Switch (e melhor ainda no meu pc kk). A direção de arte é fenomenal, o design dos personagens, dos demônios, os cenários, MDS OS CENÁRIOS, por mais que dê pra criticar que eles são tematicamente iguais, eles são lindos e ricos de conteúdo, os demônios populando o lugar FISICAMENTE dão muita dimensão e vida para o mundo. Isso é algo que eu tô amando ver nos RPGs mais recentes, CHEGA DE RANDOM ENCOUNTER, até Pokemon que é mow cabeça dura com essa merda fez a transição pros bixos aparecerem na tela bonitinho. E aqui é em outro nível, cada um age diferente e tem o tamanho CORRETO. E as animações... ai papai as animações, além do Nahobino, boa parte dos bixos tem um ataque único com uma animação MUITO, MAS MUITO BEM FEITA, é simplesmente um delírio de tão bom, dá vontade de ver toda hora, mas isso aumentaria exponencialmente o tempo de jogo kkkkk. A unica coisa que eu não AMO da direção visual desse jogo é a HUD. Reusa muito asset e conceito do TMS, ela é entediante e até genérica as vezes. Tem seu charme AS VEZES, mas não casa, é só meh, o que é uma pena pra um jogo cuja gameplay gira em torna de navegar a HUD.

A OST... meu pai do céu a OST, Ryota Kozuka não erra, ELE NÃO ERRA. Muitas tracks usam ligeiras motifs dos SMTs passados com um remix IMPACTANTE PARA CARALHO. Além das composições novas que eu digo com boca cheia que é uma das melhores OSTs de um RPG.

Aquela ending😭

O jogo é extremamente rico em conteúdo, tem muita coisa pra fazer, MUITA COISA MSM, descartando o compendium que já é uma tarefa insana, o jogo é cheio de quests extremamente interessantes cheias de rupturas e escolhas que importam e que provocam a sua moralidade e ética. Parte dessas quests são OBRIGATÓRIAS para pegar todos os finais. Acima de tudo, elas são extremamente agradáveis e cativantes, além de darem recompensas boas de EXP e itens, dinheiro e até novos demônios, o que incentiva mais e mais você ir completa-las. Não vou falar muito dos Miman, acho eles Koroks do camelô, a lore deles nunca é explorada e muitos deles são bem idiotas ou simples demais para achar, mas é um bom incentivo pra explorar o mapa e os krl.

Agora o prato principal: Gameplay

O jogo é o RPG de turno mecanicamente mais bem feito que existe, não tem outro melhor, simples assim. SMT V é press-turn no seu auge, muito melhor que o 1-more do persona. É estratégico e dinâmico, em outras palavras, É FODA PRA KRL. E não vou nem entrar em detalhes sobre as fusões e os caralho a quatro pois isso é tradição já, e funciona maravilhosamente como sempre. E MEU DEUS ESSENCE FUSION, isso torna o jogo um dos RPGs mais customizaveis e voláteis por aí, as possibilidades de estratégia são INFINITAS. Sobre a dificuldade, eu achei que foi uma boa dosagem, é SMT poha, quer o que? É >DIFÍCIL PRA KRL< mas não é um >DIFÍCIL PRA KRL< injusto, é um >DIFÍCIL PRA KRL< desafiador, justo e que evoca usar o >CÉREBRO (🧠) <

Eu curti, chega no mid to late game tu tá dominando.

Agora pra parte ruim: A história

Em poucas palavras, ela é fraca. O passing da narrativa é todo bebado, personagens entram e saem da história como se fosse grande coisa mas nem teve tempo o suficiente pra você se prender à eles, muitos com potencial jogado no lixo... Mas francamente, eu gosto de pensar que SMT V é tipo o livro Cortiço (1890), os personagens tanto foda-se, o que realmente move o plot pra frente é o meio, os ideias, éticas e morais que são apresentados no meio desse conto. "O ser humano é um produto do meio", essa ideia do livro me lembra muito o bendito Mandala System. Eu tive uma experiência bem marcante com o main plot do jogo, ele é tem um passing bem pobre, mas conceitualmente e tematicamente é bem bonito e interessante, apesar de bem simples. Só não falo mais coisa pq daí é spoiler kk, mas joguem e tirem suas próprias conclusões

Em suma, SMT V é um jogo que apesar de mecanicamente perfeito, tem empecilhos temáticos relacionados à narrativa que o impedem de ser o melhor de todos. Mas eu, pessoalmente, considero ele um dos meus favoritos.

Reviewed on Dec 11, 2022


Comments