Deixa eu atropelar uma pessoa aqui rapidinho

Não tem nada muito novo para escrever sobre esse jogo que as pessoas já não tenham lido por aí, mas agora que ele vai sair do Game Pass eu peguei pra zerar mais uma vez e me lembro como se fosse ontem do Gabriel, ainda com seu xbox 360 lá em 2013, descobrindo um novo GTA que não era fake igual os GTA Rio de Janeiro e derivados que só usavam skins no mesmo San Andreas da vida.

Eu acho que já zerei esse jogo umas 3 ou 4 vezes e de fato ele é bom, mas como eu to aqui pra falar sobre algum ponto diferente do que todo mundo já leu ou falou, vamos decretar que a fama dele é pelo modo online e não pela campanha, certo? Que se ele não tivesse o online que tem, estaria bem "apagado" tal qual o seu antecessor com Niko Belic dando rolê para o boliche.

GTA V é bom, tem bons protagonistas, ótimos antagonistas, mas rejogando agora mais uma vez, veio a perspectiva de que ele poderia ser melhor aprofundado se não desse tanta ênfase em dividir a história em 3, que por mais que ela seja dividida, funcionou muito bem e isso não é uma crítica ferrenha. Mas basta vc olhar para o Franklin por exemplo que já no começo parece que trará um contexto bem atrelado as gangues, mas isso fica beeeem esquecido no decorrer do game. O Michael e o Trevor que tem suas história e background mais desenvolvidos, mas mesmo assim é notório o espaço de que caberia mais desenvolvimento ali. Outro exemplo: o envolvimento do Michael com o Madrazo poderia ser mais explorado e não só voltar do modo como volta com o Trevor sequestrando a mulher dele (isso é mt bom inclusive, mas poderia ter mais além disso). As missões para o FIB não são tãaaao legais, pelo contrário, elas são mais enfadonhas do que qualquer outra coisa.

Por falar em missão chata, outras várias tanto das principais quanto das secundárias estão presentes no jogo, como as de caça, salto e a marcha da maconha são exemplos. Por fim, acho que é isso que eu poderia trazer de "novo" por hora. Não lembro dos GTA 3, Vice City, Libert City e por aí vai, mas no retrospecto dos 3 últimos que estão mais frescos na minha memória, San Andreas e o 4 estão BEM a frente do V em questão de história e desenvolvimento dos personagens. Aqui muito coisa parece superficial e sem um maior aprofundamento, o que torna uma pena por 3 personagens que mereciam um jogo completo e não uma divisão como foi feita.

Modo online, que embora eu quase não tenha jogado, não terá minha atenção e não influênciara na minha nota. Aqui é única e exclusivamente atrelada a campanha que é boa, mas cheia de nuances que faz inclusive uma revisita se tornar bem cansativa.

Reviewed on Dec 30, 2023


Comments