Esperava MUITO mais de vc, Forza

Vou começar sendo direto e talvez até polemico, mas com esse jogo aqui cada vez mais Forza Motorsport e Gran Turismo continuam simplesmente iguais em competição. Pra mim inclusive o Motorsport deveria aprender mais com seu irmão Horizon, pq lá sim, no full arcade, não existe competição a altura de outro game. É engraçado e curioso pensar nessas rivalidades de jogos e franquias entre plataformas pq muitas vezes os rivais não fazem o menor sentido por serem de gêneros diferentes, mas quando se trata de corrida, não tem como ser diferente do que eu citei acima. É como o Messi x Cristiano Ronaldo no futebol, é lindo de se ver e apreciar.

Mas pera lá, eu não estou aqui necessariamente para falar de rivalidade e nem começar a incitar um console war, mas acontece que é inevitável não comparar os jogos, ainda mais no meu caso, que joguei esse Forza e o último Gran Turismo, joguei o Forza 7 e o Gran Turismo Sport, Forza 6 e 5, sendo o Forza 5 o primeiro jogo que eu comprei pro meu Xbox One lá em 2016. Cada jogo tem a sua proposta e nuances bem distintas umas das outras, mas na essência, com essa tentativa mais simulador do que arcade, ambos são tão parecidos, tão iguais e tão "cansativos" muitas das vezes.

Antes desse título, o último tinha sido o Forza Motorsport 7 lá em 2017. Cinco anos se passaram e, com isso, o desenvolvimento do atual título esteve no forno cozinhando e tudo que eu esperava era que o tempero seria de outro mundo, mas não foi... Eu costumo sempre usar uma frase para designar algumas coisas e ela cada vez mais faz mais sentido pra mim e nesse caso "Forza Motorsport (2023) é como um Big Mac. É gostoso, mas vc sabe que não tem nada de magnifico ali, muito pelo contrário, é um monte de processado que, no final, chega até a fazer mal".

Esse é o atual Forza Motorsport, tem uma jogabilidade bem gostosa, que dá vontade de repetir tal qual um Big Mac, mas esse sentimento é puramente ilusório pq no final das contas vc só está consumindo um monte de processado sem valor. Pra mim, jogo nenhum se sustenta apenas com jogabilidade bem feita, é preciso mais. Um jogo de corrida, sem ter um pano de fundo, uma competição que vc sinta vontade de dar sequência, uma história (que pode ser bem bobinha msm), um sistema onde vc consiga estabelecer rivalidades com personagens da CPU, ser envolvido pela competição e outras coisas, é somente um jogo de corrida vazio. Mesmo com toda a estética de simulação ele se parece tão arcade, pois me faz lembrar dos jogos de corrida antigos onde era só escolher um carro e sair correndo em algumas corridas, pontuar mais que os outros chegando na frente e fé. Esse é o principal modo do novo Forza que não te engaja em nada, mas vai te viciar pela jogabilidade gostosa, então não jogue ele ao msm tempo que come um Big Mac, ou jogue, no fim vc vai entender o que eu to falando.

Para vc ter uma ideia do quanto ele não faz vc se sentir engajado, mas sim cansado, o que é o sistema de corridas onde vc ESCOLHE o lugar onde vc vai largar???? Tipo, antes de ir para a corrida vc precisa fazer voltas de treino que não influenciam em nada de classificação e sim em obter pontos para evoluir o carro. Cara, honestamente quem teve essa ideia? Ela é simplesmente uma bosta. O treino só serve para vc “aprender” o traçado, mas convenhamos que com o pouco de pista que o jogo tem também, rapidamente daria para aprender o traçado. Além disso, os mesmos pontos de evolução do carro que vc obtem em um treino que não impacta na sua posição de largada poderiam ser obtidos com um “qualify”. Cara, era TÃO simples. Isso ia trazer um sentimento de conquista e desafio MUITO superior ao fato de vc escolher a posição que vai largar. Na real, até poderia ser assim, mas também ter a opção de classificação e aí deixasse os jogadores escolherem o método favorito....

Então, além do modo “carreira” que não tem nada demais, o jogo tem o clássico modo livre com alguns estilos de corrida e o modo online que pasmem, tem um modo de qualificação nas corridas..... VAI ENTENDER? Sério, pq tem em um e não no outro modo? É quase descarado a forma como é forçado o online no jogo, mas enfim. Dá pra se divertir aqui mais do que na carreira simplesmente por causa da classificação que dá muito mais realidade ao jogo. Além disso, o modo online e até msm o off-line contam com um novo sistema de penalidade por direção agressiva ou por extrapolar os limites de pista e isso é BEM legal. Se o jogo tivesse uma carreira mais estruturada e o sistema de qualificação ao invés do treino, seria TOP, mas vamos acordar do sonho. Voltando para falar do online, ele é divertido, mas é aquilo, um monte de jogadores que usam volantes e por isso conseguem jogar com a tração desligada e acabam tendo vantagem e de vez em quando os sem noção que não tem noção de espaço ou de competição honesta e tão cagando pra vc na pista. Isso faz com que o modo seja divertido, mas punitivo demais para achar partidas onde vc vai mais se divertir do que se estressar.

Conclusão: Nada espetacular e até certo ponto decepcionante se levarmos em consideração que foi lançado 5 anos após o antecessor e não trouxe nada absolutamente inovador ou contundente para a jogatina. Apesar disso, vale o investimento de tempo, ainda mais se você não for do estilo jogador fanático por simulação e só queira uma experiência menos arcade que os tradicionais Need for speed e até o irmão Horizon. Vc vai, até certo ponto, se divertir no modo off-line e vai se surpreender por um tempo em como a diversão do online é maior e vai pensar “Que legal esse jogo”, mas assim que vc se acostumar vai cansar e querer outra coisa. Só para e pensa em uma coisa, vc aguentaria comer Big Mac por mais de uma hora sem cansar? Não né... Forza Motorsport é isso, um game fast food, pra te saciar durante um tempo rápido e não para vc degustar por mais de uma hora e apreciar cada bocada.

Reviewed on Jan 18, 2024


Comments