Copia, mas não faz igual...

Durante as 11 horas e 24 minutos de jogatina eu tive tantos mistos de emoção jogando esse game que foi uma verdadeira montanha russa. Beleza, a gnt já sabia da inspiração em Dead Space pelo membros da equipe que estavam no desenvolvimento e que trabalharam no primeiro Dead Space e nas primeiras visões do gameplay, mas ao jogar vc tem toda a sensação de que a parada foi copiada msm em MUITOS quesitos.

Para talvez dizer que teve suas mudanças o combate é literalmente outro, aqui tendo um foco enorme em combate com arma branca e o sistema de esquiva que é legal, mas cansativo e que falta um certo refinamento, principalmente enfrentando mais de um inimigo ao msm tempo.

Aqui estamos na pele de Jacob Lee, um piloto que se vê em uma situação complicada após ter sua nave invadida por vingadores ou mercenários (chama como quiser) e essa nave cair na lua de callisto, onde se passa o game. Jacob então é preso e levado para essa prisão onde tudo acontece devido a mutações que deixam todo mundo louco. Essa é a linha base da história e ela tem potencial, o fato ali dos mercenários suspeitarem que a nave de Jacob levava algo maléfico e o desenrolar disso pra frente, as pessoas envolvidas durante o gameplay e o background delas tbm ser interessante, o jogo ser ambientado em uma prisão, tinham mts coisas legais, mas a construção de tudo sempre remeteu a Dead Space e aí que esta o grande erro desse jogo.

É impossível não comparar, pq ele joga na sua cara literalmente tudo que tem lá no jogo da EA. O viso de vida é identificado com a barrinha verde nas costas do personagem, temos o sistema de "stassis" que é a telecinese de pegar e jogar objetos longe, o sistema de impalacao dos inimigos, o fato de após matar um inimigo ter que dar um pisão para pegar itens e o pisão é identico, o modo de upgrade através de lojas "quiosque" ao longo do game e o maior de tudo que é a história msm, mutações através de um vírus achado em outro planeta que infecta todos e que "simula" algum tipo de benção evolutiva.

E assim, mesmo com tudo isso rolando, eu tava curtindo até, mas pra mim ele se perdeu por completo na metade com a sessão MUITO massante e longa dos inimigos cegos. Sério, foi MUITO chata. Pq eles não são nem um pouco divertidos de se enfrentar, mas sim bugados. Vc precisa andar agachado pq assim é o único jeito deles não ouvirem, mas msm assim eles vão andando na sua direção caso vc se mova demais. Circular eles as vezes é complicado para matar no stealht e esse é o melhor modo pq são esponjas de bala e estão sempre em bando, então tu fica lá, esperando eles darem o mínimo de brecha pra matar. E tipo, essa sessão é longa e tem somente eles como variação de inimigo, então tu fica ali, umas duas horas pra cima de gameplay nesse ritmo, ou seja, muito chato.

Tirando isso, o restante flui até que bem, o jogo é ABSURDAMENTE lindo, bem detalhado, com um gore excelente e digno de Dead Space, mas para por aí tbm, pq a parte terror que temos lá eu achei beeeem fraquinha aqui, não teve um momento em que eu tenha me assustado e ficado tenso com a progressão, então, mais um ponto negativo.

Vale a pena jogar? Bom, se vc quiser ficar sendo lembrado a todo momento do quão bom Dead Space é o quão frustrante esse jogo aqui é, então vá dentro, pq ele vai te mostrar isso quase que a todo momento. Incluindo o fato do final ter ficado aberto para conclusão com a venda de DLC, e eu abomino isso.

Podendo ser considerado um "sucessor espiritual" para Dead Space por algumas pessoas, mas para mim o espiritual se transformou em um espírito obsessor. Jogo extremamente frustrante.

Reviewed on Jul 02, 2024


Comments