Muito a frente de seu tempo e talvez por isso não tenha sido melhor

Existem muitos conceitos que fazem com que Outbreak seja um game único, tanto para o lado positivo quanto negativo, por mais que a negatividade do conceito não seja de fato um defeito do game e sim da época em que ele foi lançado. Por mais que já existisse gameplay online de forma cooperativa, ainda era algo muito embrionário.

Como um jogo digamos que "experimental" para a Capcom tentar o online, ele se saiu muito bem e até hoje é considerado uma das melhores empreitadas da franquia nos moldes do online, mas a verdade é que ele só segura esse sarrafo por conta de todo o restante que o compõe e por que as outras tentativas de online da franquia são sem alma e um copia e cola de outras coisas que fizeram sucesso.

Outbreak é único no seu próprio estilo, um dos jogos que todo fã de Resident Evil precisa pelo menos experimentar, mas que infelizmente está sucumbindo ao tempo de forma acelerada. Os comandos não são tão precisos, os personagens ainda são um pouco tanques e, na minha opinião o jogo sofre de dois problemas bem chatos que são os altos tempos de loading ente cada porta e o inventário com apenas 4 slots. Por mais que os seus companheiros possam acomodar mais itens, a IA é estupida para carregar coisas importantes e que de fato ajudam no gameplay, então ter que ficar gerenciando o seu inventário de 4 slots e os da IA é MUITO cansativo, me fez quase lembrar do sistema de inventário do Resident Evil 0 que é o que eu mais odeio.

Além da IA não ser ter uma inteligência boa, outra coisa que incomoda são as falas repetidas e quase que incessantes que eles fazem a cada 30 segundos, sempre falando as mesmas coisas ou coisas sem sentido para o momento. Atrelando isso ao fato de que a trilha sonora em alguns momentos é escassa, você vai ser buzinado por comentários que vão cansar muito rápido por conta dessa repetitividade.

A diversão vem pelo fato do jogo ser, em sua essência, um bom Resident Evil, pois tem muita exploração e aqui isso é crucial, tem bons e clássicos inimigos, conta com cenários conhecidos e novidades muito legais, mas de forma geral todo o level design desse game é bom.

Todos os cenários contam com muitas coisas para se descobrir, itens para desbloquear e por aí vai, fazendo com que cada missão seja um grande puzzle geral pq você não é obrigado a fazer 100% das coisas para terminar uma fase, mas você pode se perder várias vezes pois a grande dificuldade dele nem é sobre os inimigos, mas sim sobre gerenciar recursos e progredir. Então, como mencionado anteriormente, você pode se sentir cansado em uma fase por conta dos muito loadings e do pace que se constrói por conta disso e de algumas demoradas resoluções de caminhos.

Vale a pena? Sim! Para mim, jogar de uma única vez foi muito cansativo por conta disso. Agora eu preciso relaxar minha mente.

Reviewed on May 28, 2023


Comments