2 coisa muito boa + 1 coisa muito ruim: um jogo exótico e curiosamente necessário

Revelations 2 surgiu em um período onde a franquia andava as traças após o megalomaníaco Resident Evil 6 e sua lore de novela mexicana do SBT, dirigida pela insanidade de explosões dos piores filmes do Michael Bay.

Eu confesso que na primeira vez que joguei eu fiquei com o pé atrás, pois não tinha nenhuma expectativa positiva, mas acabei sendo surpreendido por um sentimento agridoce, que senti em todas as minhas zeradas, inclusive nessa agora para relembrar e escrever essa review.

O game é um misto de coisas ótimas com sequências que me frustraram e ainda frustram. Eu nem menciono o fator episódico pois isso nunca foi um problema pra mim (joguei em uma época que já tinha sido lançado tudo) ou o co-op (sempre joguei sozinho) que pode se tornar chato para um dos players pelo formato como são os personagens.

Começando pelo bom, a história muito bem contada, interconectada que se torna o grande trunfo do título.

Tomando altas inspirações e pegando inúmeras referências do escritor Franz Kafka, o jogo se apropria das temáticas das suas principais obras para adaptar a lore do jogo e, para quem como eu já leu os livros, provavelmente vai achar isso maravilhoso. Na real, até para quem não leu, a história é bem boa e os files, ao longo do game, contam com partes retiradas dos livros que fazem você entender as referências gerais. Para isso eu tiro o meu chapéu pois Revelations 2 em questão de lore faz muito bem e cria, quem sabe a melhor história de um título na franquia.

Agora, se tudo isso é bom, vou para a parte onde o jogo, para mim, deixa muito a desejar que é sobre todo o design de cenários e inimigos. Bom, é de conhecimento de muita gente que os spin-offs da franquia possuem um orçamento muito menor que os títulos principais, mas eu não consigo aceitar determinadas coisas. São muitos os momentos que algumas partes dos cenários são feios e cansativos. Exemplo: a parte da mina na campanha do Barry, a parte da fábrica com a Claire e a parte dos esgotos com ambos os personagens são as que eu mais detesto, mas muitas outras menores me pegam também.

Além dos cenários, o layout dos inimigos é MUITO fraco, mas muito mesmo. Eu sempre os achei (tirando a Garratéia) de uma criatividade muito baixa. Sem dúvida melhores que os do primeiro Revelations, mas ainda sim bem ruins. Os sons que eles fazem, junto da movimentação, sei lá, eles nunca tiveram o meu apreço. Inclusive a Garratéia que eu mencionei com destaque, é um inimigo invisível kkkk então...

Tirando esses dois grandes fatores que fazem com que a balança do game sempre fique bem louca pesando hora para um lado bom, hora para o lado ruim, o contexto geral dele com as outras coisas o compõem como um game com uma exploração legal (por mais que se torne chata para mim por conta do level design), uma jogabilidade bem acertada, o crafting de itens, melhoria de equipamentos, trilha sonora e um extra maravilhoso que é o modo raide, fazem esse ser um jogo marcante para a franquia.

Os modos extras que "complementam a história" são dispensáveis demais e muito chatos. Colocam elementos que fazem com que vc precise repetir partes caso falhe e você vai repetir pelos mesmos cenários que passou pela campanha principal então: não.

Mas o modo raide sim, esse é delicia demais. Para mim, sem dúvida alguma, o modo extra mais gostoso de toda a franquia e quilômetros mais legal que o Mercenaries. Mais de 100 níveis com muitas dinâmicas, possibilidades e variedade de cenários, inúmeros personagens com equipamentos e habilidades únicas para desbloquear, armamentos únicos para upar. São muitos desafios que fazem com que você tenha um fator replay excelente,

Resumindo, um jogo único dentro da franquia que tomou ótimas e, infelizmente, péssimas decisões, mas que acima de tudo deve ser experimentado, ainda mais por conta de seu excelente modo extra que garante diversão e um fator replay altíssimo.


Reviewed on Jun 06, 2023


2 Comments


11 months ago

O maior problema do Revelations 2 é justamente o baixo orçamento dele...

Por muito tempo ele foi o meu Resident Evil favorito, hoje em dia não é mais pois eu joguei o Resident Evil 2 original, mas eu ainda amo o Revelations 2, mesmo com seus problemas.

11 months ago

@Sr_Shadow_ acho que o sentimento de muita gente é justamente esse, mesmo com problemas notórios, ser um jogo adorado. Já que a gente anda nas ondas de remake, já pensou um remake do Revelations? Sobre o 2 original: puramente masterpiece