Vernal Edge é uma surpresa no mínimo interessante, de fato. Eu estou me preparando para o metroidvania que mais estou esperando no momento, o The Last Case Of Benedict Fox, por isso terminei de novo o game que considero o melhor metroidvania da história, Castlevania Aria Of Sorrow, e também joguei e rejoguei outros no meio do gênero, vide Hollow Knight e 9 Years Of Shadow.

Vernal Edge acabou também servindo para essa preparação, e sendo sincero o jogo é bem bom, vamos aos detalhes:

Pontos Positivos:
Vernal Edge tenta buscar algumas diferenças na fórmula clássica de um metroidvania, para assim trazer algum diferençal para o jogo e destacar-se, dessa forma, um pouco mais nesse mar de jogos do gênero, e sinceramente, ele consegue com dois aspectos.

O primeiro é seu combate, que é uma mescla de um bom Hack n' Slash com um toque de um Souls veloz, que funciona de forma fenomenal, diga-se de passagem.

Se movimentar por todo jogo, em um geral, é prazeroso, exatamente pela forma como a gameplay funciona, e a mescla das habilidades que a protagonista consegue ao longo de sua jornada.

Outro acerto é seu sistema de ilhas voadoras, que me recorda muito o sistema de sub níveis que encontramos no fantástico Castlevania Order Of Ecclesia. Lá você passa por vários lugares antes de entrar de fato no castelo do drácula, sendo essa a segunda metade do jogo, e sinceramente eu queria muito que outro jogos usassem algo assim as vezes.

Um único castelo, masmorra ou mapa funciona na maioria das vezes, porém Order provou de cabo a rabo que separar áreas diferentes em momentos diferentes da gameplay pode funcionar, e Vernal Edge aproveita bastante disso.

Pontos negativos:
A pixel art não é muito meu estilo, em alguns momentinhos aqui e ali, ela parece um pouco suja de mais, o que pode dificultar o entendimento do que está acontecendo, ao menos aconteceu comigo.

Outro pontinho pequeno que posso destacar como negativo é que, em alguns breves momentos da jornada a cadência do jogo pode variar um pouco, tornando ele, raramente, entediante. Mas são poucos os momentos que isso acontece.

Conclusão:
Vernal Edge é sim uma grata surpresa em 2023, trazendo tudo o que já conhecemos de um metroidvania mas colocando pintadinhas aqui e ali de algo diferente, para se destacar nesse mar de jogos do gênero, sinceramente acho que vale sim dar uma olhada nesse cara, mas aconselho esperar uma promoção ou algo do tipo. É uma experiência interessante que vale ser testada.

Reviewed on Apr 24, 2023


Comments