O significado de excelência em musicalidade, direção de arte e solidão da geração atual.

Acho que essa é a melhor forma de definir Jusant. Fazia tempo que eu não via uma aventura voltada à solidão de seus personagens tal qual ICO, Journey e o mais recente desses, Abzû.

O estilo gráfico aqui é simplesmente excelente, capaz de trazer paisagens e imagens de tirar o fôlego e de te emocionar única e exclusivamente por existirem.
É incrível como eles contam a história aqui. Sem diálogo nenhum, eles conseguiram trazer uma história bonita com um bom comentário ambiental e sobre amizade, baseada unicamente em textos e na fisicalidade dos personagens e principalmente nas músicas, que ao final, quando tudo se encaixa, emociona como poucas histórias mais elaboradas da indústria atual.

Infelizmente pra mim este não foi o GOTY que eu esperava que seria, e mesmo assim, Jusant foi muito marcante seja pela história emocionante ou pelo gameplay divertido e criativo. Tal qual como ICO foi pra mim na sua época, ele impressiona com pouquíssimo, mostrando não só que um jogo pode ser bom sem ter cenas cinematográficas espalhafatosas como também que é possível encontrar beleza no vazio e na solidão.

Reviewed on Nov 07, 2023


Comments