Depois de 10 anos jogando e rejogando esse jogo pelo menos uma vez por ano, eu fico impressionado com o quanto esse jogo é - eu acho que eu já escrevi essa introdução - MEDÍOCRE EM TODOS OS SENTIDOS POSSÍVEIS. Praticamente todos os pontos positivos que esse jogo tem, qualquer geração anterior fez melhor. A pokédéx é bonita, tanto o equipamento in game quanto os bichinhos "novos" que compõem ela, ambos são visualmente atrativos, porém a todo momento ela parece incompleta (a variedade de mons originais no caso), em vários momentos eu senti que metade da dex parecia estar faltando e que deveria ter mais bichinhos compondo a mesma.
A variedade de bioma é pobre, não que pokémon fosse um exemplo de variedade nisso, mas praticamente tudo que tem no quesito mapa a própria gamefreak já tinha feito antes e melhor, seja uma cidade grande e densa no meio do Mapa (Castelia City de BW e BW2), seja uma área arenosa e/ou desértica (Desert Resort de Unova ou a Rota 111 de Hoenn) ou até uma área/cidade tematizada de gelo (Snowpoint City de Sinnoh ou até o MT Silver), nenhuma dessas variações de ambiente criada pela GF são realmente boas ao ponto de se destacarem na franquia, cidades como Lumiose, Anistar e Geosenge Town são "memoráveis" pelos seus pontos turísticos, não necessariamente por terem uma mecânica ou plot realmente bom por trás (talves Geosenge se salva, mas não muito).
Falando de plot... Por mais que a franquia Pokémon nunca foi conhecida por ter plots bons e desenvolvidos, principalmente em relação a QUALQUER RPG do mercado, chega a ser broxante o plot desse jogo, principalmente pós BW1 e BW2. A todo momento parece que a história aqui desenvolvida, não foi desenvolvida. Personagens como AZ, Sycamore, os Rivais, as Admins da Team Flare, a própria Team Flare e o Lysandre (ou Wolverine) funcionam mais como ferramentas de gameplay -já que tutoriais e itens importante ficam atrelados a eles- do que personagens dentro de uma história. Os rivais começam e terminam no mesmo ponto, talvez o principal (Serena ou Calem, depende do gênero que você escolhe no começo) tenha um desenvolvimento um pouco melhor, mas nada que mude a vida de alguém. As Admins aparecem do nada em momentos chave da história e somem. O AZ que, pela lore, é o fio condutor da história é desenvolvido em 5 falas e uma apresentação de slides bonitinha👍. O Sycamore, é um professor pokémon que nem quase todos (aparece no começo, spawna no meio da história pra falar nada com nada e depois surge no final te parabenizando), com a única diferença que ele é bonito👍... No final restaria o protagonista e o vilão principal que, esse ultimo, por mais que seja o mais desenvolvido de todo o jogo, tem uma motivação boba, ao ponto que olhar pro Lysandre falando da beleza do mundo me causa preguiça...
O que realmente salta os olhos nesse jogo são só as mega evoluções, que realmente são incríveis, mas são sub aproveitadas tanto nesse jogo quanto na franquia como um todo. Sendo que pra desenvolver direito a mística por trás desse fenômeno, eles enfiaram isso na lore de Hoenn com os Remakes de 2014 pra logo em seguida, deixarem de lado na sétima geração e abandonarem de vez nas gerações subsequentes.
Por fim, a sexta geração como um todo (XY e ORAS) deixa um gosto agridoce na boca, XY em específico, por mais que seja o jogo que trouxe a franquia principal pro 3D de vez, é um jogo incompleto. O pós game é pífio, tendo só a quest do Det. Looker de DPP em Lumiouse, que quase te obriga a entrar pro competitivo do jogo (que sim, era incrível em 2013 - 2016) e com os elementos principais do jogo serem fracos ao ponto de terem o gosto de inacabados e/ou feitos de qualquer jeito...

Reviewed on Apr 30, 2023


Comments