Embora eu já tenha sim tido contato com a franquia Sonic, inclusive com esse jogo, nunca cheguei a de fato finalizá-lo, até que senti uma enorme necessidade de jogar os títulos clássicos do ouriço, e como um apoiador do senso comum, comecei pelo primeiro.
Já adianto que não tenho tanta propriedade para comentar ou fazer grandes julgamentos sobre a franquia, o que é perceptível, visto que estou finalizando o primeiro título dela apenas em 2023, portanto vou tentar fazer o mínimo possível de comparações com os outros jogos do sonic que já joguei.

Dando procedência para a review de fato, vou comentar sobre algo que logo de cara, já achei que faltou um polimento, que é o level design no geral. Não me entendam mal, eu acho o level design desse título do ouriço genuinamente interessante, porém certos detalhes me incomodaram um pouco, vou comentá-los um por um.

O primeiro detalhe que me incomodou na verdade é algo mais "macro" do que detalhe em si, chegando a ser chato pra valer, que é o posicionamento de alguns inimigos em certas fases. Puta que pariu, embora o level design seja sim bom, que coisa mais traiçoeira, chega até a ser punitivo, e olha que eu realmente aprecio jogos que desafiem o jogador, mas na minha ótica precisa ser algo que faça o jogador evoluir gradativamente, em que ele visualize e monte em sua cabeça, formas de passar de um trecho difícil. Isso está SIM presente em sonic, porém, alguém passando por esses níveis pela primeira vez e não conhece os macetes deles, será muito trollado por espinhos surgindo do chão, obstáculos repentinos e principalmente por inimigos com posicionamento traiçoeiro e inconveniente.

O segundo detalhe é a primordial consequência do primeiro, que seria a alta dificuldade do game, principalmente no final. Não achei os bosses difíceis muito menos ruins, muito pelo contrário, eles são bastante legais, balanceados e com mecânicas interessantes para a época, mas poxa, nem para ter uns rings próximos a eles, qualquer mísero dano irá te tirar uma vida, acarretando em muita frustração, e até mesmo encher tanto o saco do player a ponto dele nem apreciar o boss devidamente (O que por sorte não ocorreu comigo).

A próxima crítica não tem nada a ver com level design de fato, mas gostaria de comentar brevemente sobre os bônus também, e fazer a primeira comparação da review. Eu simplesmente odeio as fases bônus desse primeiro sonic, meu deus. Pode ser sim falta de prática, mas acho além de difícil de controlar, um saco, prefiro muito mais o minigame das bolinhas do sonic 3, que não é tão difícil assim, porém pode ser sim desafiador para certas pessoas, e é bastante divertido.

Agora o último tópico em relação à criticas negativas, que também carregará a última comparação da review, seria a pouca inventividade dos act 2, e mesmo os act 3 das fases. Ok, eu entendo que eles são literalmente feitos para ser a extensão de uma mesma fase, mas na minha sincera opinião seria muito mais legal se eles fossem diferentes uns dos outros, tanto na arquitetura, quanto na estética. Isso é muitíssimo bem retratado em sonic 3 e sonic mania, em que consigo diferir muito mais claramente os atos de cada nível. O game até tentou fazer isso na Scrap Brain Zone act.3, porém na minha opinião, virou mais uma Labyrinth Zone act.4, que não ironicamente, para mim é o nível mais chato do game.

Pouco comentei sobre as qualidades do game, pois já é de conhecimento geral que sonic é cheio de identidade e tem uma gameplay única e renomada, daquelas que se algum jogo tentar copiar, certamente deixará a inspiração clara como o dia. E a trilha sonora... que coisa maravilhosa. Eu disse no início que nunca havia finalizado esse sonic, mas as músicas eu já conhecia, por serem clássicas e muito, mas muito boas mesmo.

Foi bacana demais zerar pra valer o primeiro sonic, até porque nunca fui de jogar os jogos do ouriço. Seus defeitos ficaram sim bastante evidentes para mim, mas eu o considero um game bacana.

Reviewed on Mar 05, 2023


Comments