Eu não joguei muito jogos de Sonic, experimentei alguns e conheço a formula mas nunca de fato desbravei essa franquia a fundo, entretanto algo que eu sempre admirei dentro da franquia, é como ela se apropria de elementos populares lançados em suas respectivas epocas, fazendo com que os jogos soem familiares mas sempre tragam uma proposta muito fora da caixa, e Sonic Forces não é diferente.
Dada a data que ele saiu eu presumo que muito da ideia por trás do Forces venha do boom de filmes "evento" em especial dentro do MCU, temos a culminação de varios elementos familiares da franquia em uma unica obra, e no caso de Forces é interessante o que ele considera os pontos chave do sucesso da franquia, ele trás aquele que iniciou tudo e já se mostrou uma ideia rentavel em outros jogos mais modernos, o Sonic classico, o proprio Sonic moderno que é o que temos atualmente como o mais reconhecivel, e inusitadamente ele coloca o jogador como um personagem dentro do jogo através de um sistema de criação e customização de personagem. Fora isso em sua narrativa decolonialista, ele faz com que os vilões mais marcantes da franquia se unam, então é realmente uma guerra geracional, onde o time Sonic representa a força de resistencia contra o exercito colonizador de Eggman, e no papel isso é enorme, algo que se vende como além de um jogo tradicional do Sonic, e sim como um evento especial, porém... só no papel.
Ideias boas com uma execução que eu julguei como... preguiçosa? Eu não consegui sentir nenhum esforço para fazer esses elementos funcionarem juntos e além do esforço para isso não existe nenhuma pretensão em usar dessa ideia para ser algo marcante, é tudo como uma grande referencia vazia. Elementos funcionam separadamente, não é um desastre no quesito tecnico, mas é tão sem inspiração e sem proposito que eu não consegui sentir nada além de sono e frustração, o level design é ruim mas nem ao ponto de ser algo marcante, a narrativa é atropelada ao ponto de não causar o esboço de uma emoção, talvez se o jogo fosse pior eu teria gostado mais dele, mas ele existir ou não é irrelevante.

Reviewed on Feb 29, 2024


Comments