"Contemple-se!
Você não tem ideia de quem é essa COISA, não é?
O que isso SIGNIFICA? Que emoção você está tentando esconder?"

Acho que esse é um dos jogos mais difíceis que decidi de falar sobre e eu acho que é principalmente pela complexidade dele, isso no geral, como gameplay, narrativa e etc.

Eu passei um dia inteiro pensando: "O que KRLHS eu posso falar sobre ele sem que seja de uma maneira supérflua ou repetitiva?"
Juntando isso com o fato de que minhas habilidades analíticas não são lá essas coisas, eu fiquei contra a parede... assim como o protagonista de Disco Elysium fica confuso ao iniciar essa jornada, eu fico confuso sobre o que falar dela.

Preso nesse dilema, provavelmente falarei só o básico por aqui.

Acho que todos já estão cansados de ouvir o tanto de elogio que essa obra tem, e não é atoa não. É uma das melhores experiências, principalmente com investigação, que tem nessa mídia de jogos, isso eu não nego. O jogo te prende com a história e o jeito que ela é contada, principalmente em suas reviravoltas e seus diálogos muito bem escritos e desenvolvidos, sem falar em suas mecânicas que podem afetar profundamente e acarretar outras linhas de diálogo ou outras situações futuras. Eu quase ia esquecendo de citar, mas a principal mecânica dele é a rolagem de dados, assim como um RPG de mesa, onde dependendo de seus resultados nos dados podem ocasionar possibilidades que eu disse agora pouco, fazendo você ter que aprender a prosseguir com seus acertos ou, principalmente, com seus erros de escolhas, é muito bem feito. Existem pessoas que infelizmente vão abusar do LOAD quando algo der "errado" e na minha opinião o fato de dar LOAD em um save só porque não gostou de determinado resultado, pra mim estraga totalmente a essência do que essa mecânica quer te passar e não te faz aproveitar 100% do jogo, mas é só minha opinião, o jogo é de cada um, quem quiser dar LOAD ou quem faz isso, tranquilo, fica a vontade, como dito antes: o jogo é de cada um, então faz o que quiser com ele (isso eu falo não só de Disco Elysium, mas outros jogos em geral que tem essas mecânicas de "consequências de escolhas").

O trabalho de áudio disso aqui é incrível... todas as vozes são excelentes, principalmente a do "Narrador", e os efeitos de som também são muito bons. Acho que é um dos melhores que já ouvi.

Então, além de ter uma mecânica, de certa forma, envolvente; uma belíssima trilha sonora; estética/estilo de arte muito único e um universo muito bem construído, eu ainda tive alguns problemas pessoais na minha jornada com o game.

Disco Elysium, tem muitos temas centrados em política, o universo desse jogo é centrado nesse tema, e eu... sou muito, mas muito LEIGO, quando o assunto é política, e em muitos diálogos, esse é um assunto bastante recorrente. O que estou querendo dizer é: quando esses tipos de diálogos aconteciam, eu me desligava um pouco do jogo e por mais que seja legal ver que o mundo de Disco Elysium é bastante vivo, eu me sentia muito deslocado nessas conversas... e devo dizer que algumas dessas conversas são até importantes pra entender mais da história e personagens e mesmo não curtindo muito eu ainda me obrigava a ler, o que me cansava.

Falando em canseira, não sei se isso já é muita frescura minha, mas eu imagino que não seja só comigo que aconteceu.... mas o tanto de leitura que Disco Elysium tem, me fazia sentir tanto cansaço, o que também me tirava um pouco da imersão, fazendo eu pular muitos diálogos, principalmente nas quests secundárias.

As quests secundárias é outra pauta que eu quero esclarecer aqui.... eu acho elas: meio/meio. Tem muitas chatas, mas tem outras legais, isso eu achei bem equilibrado, então não fede tanto e nem cheira também.

Disco Elysium ainda pode ter tido seus problemas comigo, mas ainda é envolvente demais. O desenvolvimento que cada jogador pode trazer pro seu protagonista, as possibilidades de histórias... é tudo muito bem construído. As diversas situações que o jogo te coloca, sejam elas de tensão, paz, sentimentais e etc... sem falar nos diálogos com os personagens e os próprios personagens em si e a relação construída com cada um deles, é tudo feito de maneira muito orgânica.

Um extra aqui: eu até pensei em platinar a versão dele da Steam, mas não dá, acho que é uma das listas de conquistas mais chatas que já vi... boa sorte pra quem for tentar.

Reviewed on Nov 21, 2023


Comments