"We'll all fly away together..... one last time, into the forever and beautiful sky"

Primeiro jogo ZERADO de 2024 e não podia ser nenhum além desse. Um dos jogos que eu estava mais ansioso e mais enrolei pra jogar até então e finalmente tive acesso.

Aqui vai uma curiosidade sobre mim: Os Guardiões da Galáxia, desde o seu segundo filme pra ser mais específico, se tornaram o meu grupo favorito de heróis até então (ou seja, fodase Liga da Justiça, Vingadores, X-Men e etc.), então eu tenho uma relação muito especial com esse grupo maluco e desordenado e nunca imaginei que veria um jogo dessa magnitude pra esse grupo e ser de tanta qualidade.

Muitos falam que a história do jogo é melhor coisa que ele tem e eu discordo. A história não é ruim, longe disso, a história é maravilhosa. A narrativa desenvolve um tema de tentar superar e seguir em frente diante da morte de alguém importante pra eles, e admito que esse tema combina muito com os Guardiões, além de ser uma história que caberia fácil em um filme do grupo e ficaria muito bom (seria até diferente do que a gente ta acostumado hoje em dia pro padrão de heróis). Mas, voltando pro inicio do tópico, pra mim a melhor coisa do jogo inteiro, é as interações que os personagens tem (e também os personagens em si).

No jogo, eles são um grupo meio que recém formados, então eles não tem tanto respeito, intimidade ou até mesmo confiança uns com os outros ainda. O jogo faz questão de mostrar colocando diversos diálogos deles conversando entre si, sendo desde xingamentos até ideias de deixar outro membro pra trás ou expulsar alguém do grupo, até chegar o momento que eles realmente começam a se tratar como uma família, confiando e respeitando a importância que cada um tem naquele lugar, e é tudo desenvolvido de maneira bem orgânica, tem uma construção de desenvolvimento em suas relações sendo feita e é nitidamente visível. Então vê essas interações com o passar do jogo e a evolução de cada um pra mim foi a melhor coisa disparado. O que deixa melhor essas interações é a atuação, que por sinal achei que iria estranhar por estar acostumado demais com o elenco e as vozes originais dos filmes, mas não.... a escolha de elenco pra esse jogo ficou tão bom quanto.

Falando em diálogos, puta merda, que negócio bem escrito. E são bem escritos tanto em gameplay quanto em parte de cutscene/história mesmo. O jogo ainda possui uma funcionalidade com esses diálogos de influenciar certos rumos da história e que funciona muito bem. Não é nível de mudar a história totalmente que nem os jogos da Quantic Dream, mas também não é no nível dos jogos da Telltale. Dependendo de diálogos específicos ou até mesmo escolhas, ele muda os cenários que você passa em algum capítulo, faz certo personagem te ajudar ou não, muda a cena pós-crédito, adiciona ou remove personagens que era pra aparecer no final e etc... Enfim, essa função é bem executado e de certa forma é legal ver que a experiência vai ser diferente pra cada um que for jogar.

O combate não curti tanto, não que seja ruim, mas que de certa forma quando vai chegando na metade do jogo ele começa a ficar bem repetitivo e enjoativo, mesmo sendo um combate que funciona muito bem, só não fica tão divertido quanto nas primeiras vezes. Eu joguei no difícil e não é tão desafiador (devo ter morrido duas vezes o jogo todo).

Outra coisa que não curti foi o quão longo os capítulos vão ficando, e de novo começando da metade do jogo até o final. Parece que os capítulos começam a dar voltas e voltas pra te fazer chegar em um destino e com sessões de combate até demais e que duram muito tempo, então meio que a duração dos capítulos fez pra mim, o combate ter se desgastado um pouco.

Minha experiência com o jogo até o final ainda foi muito positivo, tive alguns bugs aqui e ali, mas eu amei cada segundo e nunca achei que um jogo dos Guardiões da Galáxia ficaria tão bom. Eu amo os filmes (o que eu chorei no terceiro não é brincadeira), ainda vou começar a ler os quadrinhos, mas do pouco que já vi parece sensacional, e o jogo ainda consegue ser um dos melhores jogos de heróis dos últimos anos (talvez até mesmo top10 ou top5).

Espero muito por uma sequência, o próprio jogo deixa muitos temas que podem ser explorados em um próximo (quem jogou e assistiu o segundo filme sabe o que eles podem fazer), com um combate melhorado, um bom refinamento pra não ter tanto bug e etc....

Reviewed on Jan 10, 2024


Comments