"Would You Kindly?"

Como pode uma simples pergunta definir e moldar a trama de um jogo inteiro?

Acho que já é consenso geral que BioShock é um grande clássico da indústria, sendo até um dos mais diferentes mesmo nos dias de hoje. Um jogo que envelheceu super bem em QUASE todos os aspectos..... seja em:
atmosfera;
level design;
temática;
conceito;

Aquela puta atmosfera extremamente imersiva com um tom de terror em vários momentos;
Os mapas sendo bem gostosos de explorar cada cantinho que dava, a exploração em si já era muito viciante também;
A temática dos anos 50 bem estabelecida do início ao fim;
e tudo isso e mais um pouco com uma das melhores ideias originais que já vi sendo executado em jogo e tecendo as suas críticas políticas ao que seria o "American Dream" (pelo menos foi isso que entendi)... ou melhor o "Rapture Dream" e governos ditatoriais.

A história do jogo é muito rica, mesmo sendo bem sutil.... em quase nenhum diálogo ele é muito expositivo, ele não te entrega exatamente o que é aquele lugar ou o que aconteceu.... não existe tanta interação entre os personagens do jogo, então não da pra saber exatamente quem eles são ou suas intenções direito.... porém, tudo isso você só fica sabendo por arquivos de áudios espalhados pelo jogo, contando um pouquinho mais sobre diversas pessoas que viveram naquela cidade e testemunharam o RUIM e o "BOM" de Rapture, inclusive é somente nesses arquivos que você sente uma aproximação maior com alguns personagens importantes do jogo e me deixava curioso o suficiente pra continuar coletando esses colecionáveis enquanto eu avançava.

Entretanto.... o que mais estragou a reta final do jogo pra mim, foi o pós revelação do GRANDE PLOT.... não estou falando do plot twist em si, aquilo foi muito foda.... mas o que acontece depois é o que me quebra as pernas. Sem querer dar spoilers, mas já dando (la ele).... porra.... como tu constrói um puta vilão foda durante o jogo todo, pra no final..... ser aquele fdp "fake natty" genérico?????? a boss fight nem é ao menos interessante, as três fases do boss não muda em N A D A.... somente os poderes, mas os golpes (moving set) do arrombado são os mesmos.... como tu me faz um final tão broxa?

Outra coisa que me desagradou durante o jogo, foi o combate... nas primeiras horas ali (nas 3~4horas iniciais) é interessante e de certa forma viciante, mas depois fica tão repetitivo, principalmente quando você luta com os Big Daddy's.... e o combate em si também não ajuda, já que é bem zuado (não chega a ser ruim, mas também não é bom), tanto o combate físico quanto de armas de fogo é estranho e a mira também não ajuda.

Como eu disse antes, BioShock é um clássico, é aquele jogo que com certeza a experiência vai ser muito única e que eu acho que é aquele típico jogo que merece ser experimentado por todo mundo que goste de video game.

"A man chooses, a slave obeys"

Reviewed on Feb 19, 2024


Comments