Balloon Fight me surpreendeu.

Quando eu joguei Dragon Quest eu fiquei fascinado pela simplicidade dele, no papel era algo simples demais mas a execução de tudo é excelente. Balloon Fight é tudo isso porém mais simples e executando perfeitamente tudo que ele se propõe a fazer.

Uma coisa que eu odeio principalmente em jogos antigos é quando a dificuldade artificial é muito alta lá pro fim do jogo e se você morrer é o fim. Balloon Fight tem um design perfeito porque ele tem uma física impressionante pra um jogo de NES. E além disso ele não cria um desafio desproporcional do nada (estou pensando em você Twinbee de famicom). O jogo te ensina conforme você joga todas as regras dele e cria o design em volta disso, quando você perde foi culpa sua e não do jogo, eu valorizo demais isso. Também a forma como ele faz aceleração de movimento num plano cartesiano deveria ser estudada mas como esse jogo é bem arcade ele acabou sendo esquecido (apesar da nintendo amar ele e sempre fazer referencias) por isso não tem muitos jogos que referenciam ele de forma mecanica e isso é uma pena.

Pra essa review eu fiz as 12 fases do modo principal, apesar do jogo não ter fim ele só tem 12 variações. Consegui a maior pontuação no modo principal e no modo Balloon Trip.
Os dois modos usam das mesmas mecanicas mas com regras distintas e isso da um sentimento de que são dois jogos em um e funciona demais.

Não tem muito mais o que dizer sobre o jogo em si mas eu queria escrever sobre ele porque as vezes a ambição causa danos irreparaveis a um jogo.
As vezes ter uma ideia simples e se dedicar a ela impressiona mais que mil ideias jogadas e mal executadas.

Reviewed on Feb 05, 2024


Comments