Yakuza 0 é um jogo muito engraçado, ao mesmo tempo em que ele tem aspectos muito maneiros, geniais e muito divertidos; também consegue ter seus seus momentos enfadonhos, mal feitos e horrorosos.

No geral, achei muito bom, viciante e gigantesco. O jogo começa um pouco tímido e cheio das cutscenes, mas depois segue em uma crescente que não para mais. A história é muito emocionante e toda a reta final é uma loucura. Gostei muito de tudo.

Gostei de ver essa "origem" dos personagens e os nossos dois meninos novinhos de tudo. Por todo jogo temos o Kiryuu e o Majima meio que tentando se encontrar e trilhar o próprio caminho ao mesmo tempo que se encontram no meio dessa guerra por um terreno baldio envolvendo criminoso do Japão, China e Coreia em uma trama que fala sobre o racismo, a pobreza, e a questão do individualismo em um país que mal sabe que se encontra em meio a uma bolha econômica que está prestes a estourar. Nesse balaio temos nossos "heróis" descobrindo a importância da coletividade junto aos manos e que mais importante que ter muito dinheiro no bolso, é ter a consciência limpa.

Ainda não estou convencido dessa transição que deram do Majima "normal" para "o cachorro louco", mas ok, eu acho.

Eu amo e odeio os momentos beat 'n up já que ao mesmo tempo que eles são extremamente satisfatórios, haverá alguns momentos em que eles são muito frustrantes. Eu tive muitos problemas com a câmera durante algumas lutas já que ela parece sempre estar em umas posições muito ruins de lutas importantes, principalmente contra chefes. Outra coisa que me incomoda é que os chefes desse jogo são meio travados, e é quase como se todos lutassem do mesmo jeitinho. Apesar de disso, quando funciona, funciona pra caralho. Umas porrada muito doída.

Os minigames são muito bons, mas é inegável que a quantidade acaba sobressaindo a qualidade, fora que muitos deles tem esse aspecto "grindoso" que faz parecer jogos de celular, o que me incomoda um pouco e os tornam muito repetitivos. Toda a parte do mercado imobiliário e do cabaret club são muito legais, mas dava para terem dado uma enxugada nesse grind horroroso.

Reviewed on Jun 23, 2024


Comments