Lançado a apenas 1 ano depois de "Protector of Earth", este jogo intitulado com o mesmo nome da série animada, visa se interlaçar como um episódio de "Força Alienígena".
A estória se sustenta com DNAliens tramando planos para resfriar o planeta Terra, Soberano batendo no Ben, Kevin fazendo piadas que envolvam seu carro, Gwen só marcando presença e um personagem encanador Tretamando (raça do Quatro-Braços) que pede ajuda para impedir os DNAliens, porém o desenrolar desta trama acaba ficando cada vez mais suspeita ao ponto do jogo simplesmente não esconder mais de que tal personagem está tramando algo maligno.

Os gráficos do jogo até que são bonitos, com cada uma das fases sendo bem distintas. As texturas e distribuições de cores são agradáveis aos olhos, eles souberam equilibrar bem tal parte.
O único empecilho presente no jogo em gráficos é que seu visual não é característico igual ao seu sucessor, fazendo o cair em uma classificação de "jogo genérico". Contudo, isto não quer dizer que eles tentaram seguir para uma estética mais "realista", ele continua um pouco voltado ao "Cartoon", mas é como se ele tivesse parado na corda-bamba.
Ah sim, já ia me esquecendo, tem ainda os efeitos de combate que são feios que dói. São tão... secos e sem alma que dão a sensação de que você não está dando dano algum ou sentindo uma evolução na jornada.


As músicas... bem, o que dizer?
Assim, elas existem e são marcantes, o problema é que muitas (se não todas) são recicladas da série animada, não consigo encontrar uma única desculpa para isso.


A gameplay, ou seja, o ponto em que um jogo no estilo "Beat'Em Up" deve brilhar... né? Ao menos era isso o que eu pensava.
Eu já vou logo comentando, desde a época em que eu jogava quando era menor, nunca gostei da gameplay desse título. Sempre considerei muito estranha, e eu volto a repetir isto anos depois.

Aqui nós controlamos o Ben, Fogo-Fátuo, Friagem, Macaco-Aranha, Arraia a Jato e Enormossauro... sim, de novo apenas 5 aliens.
Vamos lá, a gameplay com cada um dos aliens não é nem um pouco convidativa ou interessante, ou seja, parece que eles não são úteis no decorrer da campanha. Diferente de seu antecessor, o Protector, lá nós constantemente usamos os 5 aliens de todas as maneiras possíveis, mas aqui no Alien Force isso não acontece. Não sei ao certo, mas eles (aliens) dão a sensação de que estão muito jogados no título.
A mobilidade destes 5 aliens para os outros são até que "parecidas", mas a complexidade e aproveitamento de suas características nem de longe se comparam.

Mas calma, não jogamos apenas com o Ben. Sim, Jogamos também com o... Kevin e a Gwen.
Eu bem que poderia ficar mais animado com isso se eu não tivesse testemunhado que as fases que envolvem os personagens se resumem a puzzles. "Mas nossa, isso não é tão ruim, você está sendo chato".
Tudo bem, tudo bem, mas como você se sentiria ao saber que tal personagem é capaz de muito mais, porém uma adaptação limita o potencial dele(a)? E aí?

Kevin é um "Osmosiano", ou seja, a raça dele pode absorver qualquer tipo de material ou energia... quero dizer, isso antes de um retcon absurdo na série animada, mas essa parte é muito nerdola.
Sendo assim você pensaria que nas fases que usamos o Kevin podemos absorver qualquer material que estiver no cenário, correto?... Errado. Ficamos limitados a objetos flutuantes onde precisamos absorvê-los para realizarmos atks especiais, porém mesmo com três variações destes objetos eles não mudam em nada no combate, apenas em sua utilidade para servir como condutor.

Agora a Gwen. Assim, ela é um caso complicado, pois ela é fiel a obra original e os devs não quiseram ir muito além disso, mas pelo fato de eles não terem ido além do que a personagem é estruturada, a Gwen só acaba sendo a Gwen.
Apesar de termos mais dois personagens, fora os aliens, o tempo e experiência com eles não acaba sendo marcante positivamente, acaba se tornando um pensamento de: "Chega, eu não aguento mais. Troca pro Ben, é o mais aceitável".

Temos alguns colecionáveis pelas fases neste jogo também, e eles se resumem a aumentar HP e aumentar energia do relógio. Nada a acrescentar.
E o multiplayer que não se destoa do jogo anterior.


Vamos entrar agora no tópico de bugs. Sim, esta categoria que sempre acaba sendo 50/50 em qualquer jogo.
Como eu citei bem brevemente o jogo contém um multiplayer, porém aqui ele consegue ser mais bugado do que qualquer outra coisa, principalmente quando se trata de sua câmera.
Personagens travam no cenário sem motivo aparente ao ponto de deslizarem, travam na colisão com outro player, não morrem onde claramente poderiam morrer para voltar ao último checkpoint, checkpoints que só te levam para a morte infinitamente obrigando você a ter que reiniciar toda a fase (isso se você estiver no singleplayer). Enfim, é um aspecto de projeto inacabado tão jogado em nossas faces que fica difícil de acreditar.
Em resumo, decaiu bastante a experiência como um todo.


As fases... são legais. Sim, elas são positivas, isto é, tirando a última, pois aquilo é um pesadelo.
As sessões de combate nas fases foram reduzidas, duração delas foram aumentadas, diversidades foram reduzidas e foram adicionados mais puzzles, tendo até mesmo níveis embaixo da água com o Arraia a Jato.
Diferente de "Protector of Earth", as fases de sua sequência não enjoam, elas sempre estão em constante mudança de dinâmica apesar de terem sido reduzidas, apesar de ser bem contraditório dado ao fato de eu ter reclamado de boa parte do jogo até agora.


Os bosses são LIXOS RADIOATIVOS!
Nenhum deles é memorável ao ponto de eu querer ficar animado para enfrentá-lo novamente.
Eles não possuem QTE, nenhum puzzle que ajude a termos vantagem de HP e nós apenas apertamos o botão de atk sem parar.
Só para ressaltar, apenas a última boss battle que consegue ser diferente no quesito "o player precisa fazer isso aqui antes", mas o boss não tem barra de HP e quando completamos o requerimento da fase ela simplesmente termina.


Para a conclusão eu só queria finalizar com "poderia ter sido MUITO melhor".
As fases são lindas, o level design é incrível e... os elogios acabaram.
Os bosses são inimigos com mais HP, a estória é um roteiro de um episódio de Força Alienígena, as músicas só existem, a gameplay não funciona em pelo menos 50% do tempo, a cada respawn é um novo bug contabilizado e a câmera é um pião.
Este jogo é MEDÍOCRE.
Apesar de ele ter seus pontinhos positivos, eles são soterrados pelos seus inúmeros problemas e não, não recomendaria para alguém, nem mesmo para o(a) fã mais tryhard de Ben 10.

Reviewed on May 21, 2024


5 Comments


25 days ago

Lmao, did not expect a Ben 10 review from you Wally. Were you a fan of the show? Since you know the characters I'm guessing so (and well the fact that you chose to play this haha).

Not surprised that a cartoon tie-in was bad.

25 days ago

@RedBackLoggd Let's say I'm a fan, but not to the point where I know everything ha ha. I always end up picking up some loose information that complements my base on the cartoon.

25 days ago

Ah well. Yeah, I'm gonna abide by this review and avoid the game.

25 days ago

@RedBackLoggd It will be one of the best decisions of your life ha ha

25 days ago

LOL, the real disappointment is only having 5 aliens.