Pump It Up Zero Portable é um port até que competente do Arcade pro PSP. Adoro a franquia Pump it Up e ter jogado games dela nos Arcades foi o que me fez despertar o meu gosto por jogos de ritmo. Os jogos que tiveram ports pra consoles são poucos, sendo estes apenas o Exceed e o Zero, e como nem sempre posso ir pro Shopping jogar no Arcade, jogar no conforto da minha casa parecia ser uma boa pedida. A jogabilidade já é o típico dessa série, com as notas aparecendo e você precisando apertá-las na hora e certa, e os comandos respondem bem aqui. Por mais que eu sinta falta do Dancepad, reclamar disso é injusto por ser um jogo de PSP e consegui me acostumar de boa. Mesmo não tendo muitos modos, Zero Portable traz formas de customizar as partidas que não possíveis nas versões de Arcade, como ter uma partida onde as notas ficam invisíveis, tem o dobro da velocidade e as posições invertidas, e até divertido testar essas customizações. As músicas também já são de praxe dessa série, com K-Pop, as músicas originais da Banya e músicas não coreanas, incluindo idiomas como inglês, francês, espanhol e até português. Eu gosto de suas músicas e me divirto ao ouvi-las, mesmo com algumas sendo um tanto qualquer coisa. De problemas a ressaltar, é que a seção de música Pop (não a de K-Pop, não confunda) é ridiculamente pequena e os preços dos itens da lojinha são altos demais pro pouco de pontos que você ganha nas partidas. Pump It Up Zero Portable pode não ser o mais polido e inovador jogo de ritmo, mas é aquele típico arroz com feijão do gênero que me satisfaz, e com a gratidão que tenho pela franquia, celebro a competência dessa versão portátil de bom grado.

Prós: Músicas boas; Controles responsivos e bem adaptados pro PSP; Jeitos diferentes de customizar as partidas; Bom desafio; As transições e a interface até que são legais.
Contras: Os videoclipes são 8 ou 80 (se bem que esse é um problema da franquia inteira); Seção de música Pop minúscula; Preços dos itens da loja são altíssimos.

Reviewed on Nov 07, 2022


Comments